A Prefeitura de Itapevi já distribuiu 17.783 kits gratuitos (conversor e antena) de migração do sinal de TV analógico para o digital, o equivalente a 74% do total destinado a beneficiários de programas sociais e famílias de baixa renda.
Ao todo, o número de equipamentos disponibilizados na cidade é de 23.767, dos quais ainda precisam ser entregues 5.984. As informações são da Seja Digital, empresa responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil.
“É normal que o número (de retiradas de equipamentos) tenda a cair devido ao aumento da digitalização”, diz André Ciasco, especialista de mobilização social da Seja Digital. Em Itapevi, cerca de 8.880 beneficiários do programa Bolsa Família estão aptos a solicitar o kit gratuito.
Patrocinado
“Mas o fornecimento dos kits não está restrito aos beneficiários dos programas sociais, por isso o alcance de 17 mil engloba todas as famílias de baixa renda”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher, Elaine Freitas.
As quatro unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Itapevi fazem o cadastramento das famílias para o benefício. O trabalho conta com o apoio de orientação dos assistentes sociais dos CRAS, que esclarecem sobre as formas de agendamento, além de funcionários da empresa Seja Digital.
A previsão de término do serviço da empresa no CRAS é para o dia 20 de abril. No entanto, a entrega dos kits prossegue no município por mais 45 dias, dependendo da demanda. O encerramento da distribuição pela Seja Digital está previsto para o dia 23 de maio.
Como retirar o conversor
Tem direito ao kit gratuito as famílias cadastradas nos programas sociais da Prefeitura.
Para retirar o conjunto, o morador qualificado precisa se cadastrar no site do Seja Digital e fazer o agendamento prévio. Lá, o beneficiário poderá agendar a retirada no horário e local de sua preferência, de acordo com a disponibilidade do sistema.
Para quem não tem acesso à internet, o agendamento pode ser feito pessoalmente em qualquer um dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Itapevi.
Depois disso, o solicitante receberá um lembrete por SMS com as informações relacionadas, como data, horário e local de retirada.
A Prefeitura forneceu os dados dos beneficiários dos programas sociais em janeiro deste ano ao Seja Digital e ao Ministério do Desenvolvimento Social com o objetivo de agilizar as entregas dos kits.
Veja abaixo a relação dos CRAS de Itapevi:
CRAS Vila Aurora
Telefone: 4142-5769
Rua Américo Valentim Christianini, 420
Horário de Atendimento 8h às 17h
CRAS Jardim Maristela
Telefone: 4142-7323
Avenida Pedro Paulino, 422 – Cohab 1
Horário de Atendimento 8h às 17h
CRAS Vila Dr. Cardoso
Telefone: 4143-4980
Rua Rosângela Mariano Limas, 266
Horário de Atendimento 8h às 17h
CRAS Amador Bueno
Fone: 4144-1587
Rua Francisco Rodrigues Paes, 49, Amador Bueno
Horário de Atendimento 8h às 17h
Mais informações podem ser obtidas nas unidades do CRAS, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou pelo telefone 147, da Seja Digital.