Em Itapevi, 74% dos beneficiários já receberam conversores gratuitos de TV Digital

A Prefeitura de Itapevi já distribuiu 17.783 kits gratuitos (conversor e antena) de migração do sinal de TV analógico para o digital, o equivalente a 74% do total destinado a beneficiários de programas sociais e famílias de baixa renda.

Ao todo, o número de equipamentos disponibilizados na cidade é de 23.767, dos quais ainda precisam ser entregues 5.984.  As informações são da Seja Digital, empresa responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil.

“É normal que o número (de retiradas de equipamentos) tenda a cair devido ao aumento da digitalização”, diz André Ciasco, especialista de mobilização social da Seja Digital. Em Itapevi, cerca de 8.880 beneficiários do programa Bolsa Família estão aptos a solicitar o kit gratuito.

“Mas o fornecimento dos kits não está restrito aos beneficiários dos programas sociais, por isso o alcance de 17 mil engloba todas as famílias de baixa renda”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher, Elaine Freitas.

As quatro unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Itapevi fazem o cadastramento das famílias para o benefício. O trabalho conta com o apoio de orientação dos assistentes sociais dos CRAS, que esclarecem sobre as formas de agendamento, além de funcionários da empresa Seja Digital.

A previsão de término do serviço da empresa no CRAS  é para o dia 20 de abril. No entanto, a entrega dos kits prossegue no município por mais 45 dias, dependendo da demanda. O encerramento da distribuição pela Seja Digital está previsto para o dia 23 de maio.

Como retirar o conversor

Tem direito ao kit gratuito as famílias cadastradas nos programas sociais da Prefeitura.

Para retirar o conjunto, o morador qualificado precisa se cadastrar no site do Seja Digital e fazer o agendamento prévio. Lá, o beneficiário poderá agendar a retirada no horário e local de sua preferência, de acordo com a disponibilidade do sistema.

Para quem não tem acesso à internet, o agendamento pode ser feito pessoalmente em qualquer um dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Itapevi.

Depois disso, o solicitante receberá um lembrete por SMS com as informações relacionadas, como data, horário e local de retirada.

A Prefeitura forneceu os dados dos beneficiários dos programas sociais em janeiro deste ano ao Seja Digital e ao Ministério do Desenvolvimento Social com o objetivo de agilizar as entregas dos kits.

Veja abaixo a relação dos CRAS de Itapevi:

CRAS Vila Aurora

Telefone: 4142-5769

Rua Américo Valentim Christianini, 420

Horário de Atendimento 8h às 17h

 

CRAS Jardim Maristela

Telefone: 4142-7323

Avenida Pedro Paulino, 422 – Cohab 1

Horário de Atendimento 8h às 17h

 

CRAS Vila Dr. Cardoso

Telefone: 4143-4980

Rua Rosângela Mariano Limas, 266

Horário de Atendimento 8h às 17h

 

CRAS Amador Bueno

Fone: 4144-1587

Rua Francisco Rodrigues Paes, 49, Amador Bueno

Horário de Atendimento 8h às 17h

Mais informações podem ser obtidas nas unidades do CRAS, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou pelo telefone 147, da Seja Digital.

Relacionados