Educação de Jandira realiza atividades de Educação Viária

Inicialmente as atividades foram realizadas na EMEB Sátiro Alves de Souza, e de acordo com a Secretaria de Educação há o planejamento de ampliar o mesmo projeto para todas as escolas do município.

Entendendo que a Mobilidade Sustentável é essencial para o processo educativo das futuras gerações, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e ativos, construtores de um mundo melhor para eles e para todos. A Secretaria Municipal de Educação de Jandira (SMEJ) em conjunto com a Diretoria de Trânsito e Transporte iniciaram, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Sátiro Alves de Souza, a implementação do Programa Educação Viária é Vital.

O Programa Educação Viária é Vital, é uma iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) em parceria com a Fundación Mapfre, e tem como objetivo “promover condições de um deslocamento seguro, de maneira que as crianças e adolescentes comecem, desde cedo, a adquirir hábitos que contribuirão para a formação de cidadãos mais conscientes, seguros, informados e respeitosos em relação à segurança viária e à própria vida.”

Para a implantação do Programa em Jandira, houve inicialmente a formalização de uma parceria assinada pelo Prefeito Doutor Sato com o Governo do Estado de São Paulo. Com a parceria formalizada, foi liberado o acesso dos Professores ao curso ministrado pela Mapfre.

No curso realizado pelos professores, houve a apresentação de uma coleção de literatura infantil e juvenil sobre o tema central, guias didáticos de educação em segurança viária, propostas de atividades educacionais,vídeos sobre segurança no trânsito, entre outros recursos que foram essenciais na implantação do Programa em Jandira.

De acordo com a Professora Danúbia, Coordenadora Pedagógica da EMEB Sátiro Alves, após o curso: “nós buscamos, o que competia a cada série, desde o infantil até o quinto ano. Os Professores, dentro das habilidades que precisam ser desenvolvidas para cada série, foram desenvolvendo o projeto.”

Na apresentação que finalizou a primeira etapa do Programa, foi possível ver um grande cenário, construído pelos alunos com materiais recicláveis. Este cenário continha: ônibus e carros feitos com papelão, pista, placas e sinais de trânsito, faixa de pedestre, ponto de ônibus e prédios públicos. Além do cenário também foram apresentados vídeos das crianças desenvolvendo as atividades do Programa, e uma bela apresentação de dança e música, com a temática dos sinais de trânsito.

Através do Programa, as crianças também desenvolveram diversos jogos, com a temática do trânsito, como: jogo de memória, jogo que relaciona atitudes certas e erradas, bingo do trânsito e jogo da velha.

Uma das atividades proposta aos alunos do quinto ano, tratava-se de construir cartas e bilhetes com a temática do trânsito. Nesta atividade, os alunos pediram à Diretoria de Trânsito de Jandira, que fizesse o reforço das sinalizações viárias da redondeza da escola, que estavam apagadas, e também que fosse feita mais uma rampa de acesso logo na entrada da escola. O pedido da rampa foi feito pelos alunos, em função do aluno Kauã do 2º ano, que é cadeirante. Tal atitude, emocionou todos que fizeram parte do Programa, pois, mostrou um ato de empatia tão necessário a todos.

No dia seguinte ao pedido feito pelos alunos, a Secretaria de Obras Trânsito e Transporte construiu a rampa de acesso, e também reforçou a pintura das faixas de pedestres, conforme pedido dos alunos.

Após a apresentação final do Programa, a Secretária de Educação Marta Cesário Vieira, agradeceu o empenho dos profissionais de educação, que estiveram direta ou indiretamente envolvidos no projeto, e destacou a importância do programa para a formação cidadã dos alunos. Já o Diretor de Trânsito e Transporte  Alexandre Jurcovichi, relatou, emocionado, como foi receber uma carta dos alunos do 5º ano, com a solicitação de uma rampa para atender um aluno do 2º ano.

Relacionados