Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

O Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (15), nas Unidades Básicas de Saúde (exceto USF Vila Dirce), Plaza Shopping Carapicuíba e Calçadão. Devem ser vacinadas pessoas de 5 a 19 anos, que ainda não tomaram todas as doses do imunológico. Por isso, é necessário apresentar carteira de vacinação.

A vacina aplicada será a tríplice viral, que estimula a produção de anticorpos contra o sarampo, rubéola e caxumba. A Campanha reforça a importância da vacinação, pois o sarampo estava erradicado no Brasil desde 2016, mas ressurgiu no país levando a óbito 15 pessoas em 2019, segundo dados do Ministério da Saúde.

A enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica de Carapicuíba, Marcela de Oliveira, faz um apelo à população, para que vacinem as crianças e atualizem as carteiras de vacina. “Se trata de uma doença grave, altamente contagiosa. A única medida de combate ao sarampo é a vacina. Procure um dos postos de vacinação e garanta a sua dose e a das crianças”.

Fique atento (a) aos sintomas

Os sintomas do sarampo caracterizam-se por febre alta, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e pontos brancos na mucosa bucal. Caso identifique esses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima. 

A vacinação salva vidas!

Unidades Básicas de Saúde – 8h às 16h30

Plaza Shopping Carapicuíba – 10h às 16h30

Calçadão – 8h às 16h30

Relacionados