Deputado debate o reúso de água

EPSN0058-7195281Setores ligados ao meio ambiente e industrial se reuniram na quarta-feira (08) no auditório da Ciesp para discutir a reciclagem ou reuso de água, como forma eficiente de aproveitamento deste bem precioso para a vida humana.

O seminário que teve como tema central Reúso Urbano e Industrial foi proposto pelo Cirra-Centro Internacional de Referência em Resúo de Água e Avepema-Associação do Verde e Proteção do Meio Ambiente, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Abbate Construção Cível e Ar Condicionado.
O deputado João Caramez participou como mediador do painel que tratou do aproveitamento de águas de qualidade inferior de modo sustentável, que teve apresentação da pesquisadora e engenheira do Cirra, Simone May.

Caramez falou da importância do reúso, principalmente, pelas indústrias que começam a aderir ao programa implantado pela Sabesp e da lei que normatiza a cobrança pelo uso água em todo o Estado. Salientou que o reúso apesar de ser um conceito novo na história é sem dúvida a forma viável de preservar o bem natural que pode se tornar escasso pelo mau uso.

O evento abordou vários aspectos do reúso e trouxe técnicos como o professor José Carlos Mierzwa; Ivanildo Hespanhol, Diretor do Cirro e professor da USP; além da participação do presidente da Ciesp, Cláudio Vaz que abriu o seminário.

Os painéis apresentados mostraram que a limitação de reservas de água doce no planeta, o aumento da demanda de água para atender, principalmente, o consumo humano, agrícola e industrial, torna-se alarmante e urgente medida estratégica que visa racionalizar a utilização dos recursos hídricos e mitigar os impactos negativos relativos à geração de efluentes pelas indústrias, isto só será possível através do reúso de água.

Relacionados