CRAS Cardoso promove palestras sobre as drogas e suas consequências

Palestra_Drogas_CrasFoi realizada nessa última quarta-feira (7), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cardoso, uma palestra com Robson de Freitas, que foi dependente químico dos treze aos vinte três anos de idade.

A palestra teve como objetivo alertar e conscientizar pais e filhos da comunidade e beneficiários dos programas sociais, Renda Cidadã e Bolsa Família, dos primeiros sintomas que um usuário de drogas apresenta.

O palestrante, nascido e criado em Itapevi, foi viciado durante dez anos de sua vida, e, consequentemente, após dois anos de envolvimento com as drogas, como a maconha, a cocaína e o crack, entrou para o crime chegando a ser preso.

As palestras ocorreram de manhã e de tarde, com duração em média de cinquenta minutos. Em média 140 pessoas assistiram à palestra.

Robson está há dezoito anos livre das drogas, e promove palestras há dez anos, em várias empresas, escolas, orfanatos e Fundações Casas do estado, principalmente em Itapevi.

Segundo Robson, seus estudos pararam na sexta série, onde começou sua vida nas drogas. A palestra contém vídeos que mostram situações assustadoras de jovens se drogando e morrendo sem ajuda. “Estudo eu não tenho, para explicar para vocês o que a droga faz na teoria, mas na prática sim, pois fui um dependente”,  afirmou o palestrante.

Muitos jovens tiram dúvidas com Robson, tornando a palestra mais interativa, e inclui também, um atendimento particular com as pessoas ao término.

CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS – são os braços da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, espalhados em bairros considerados pólos na cidade. Através dos CRAS, os munícipes podem ter acesso aos mesmos serviços disponíveis na sede da Assistência Social, sem a necessidade de se deslocar ao centro de Itapevi.

Os CRAS oferecem os serviços de Proteção Social Básica como Programa de Atenção Integral às Famílias; Atividades de Geração de Emprego e Renda; Serviços Sócio-educativos para crianças e adolescentes; Atividades de Incentivo psicossocial para pessoas ou grupos; Encaminhamentos para outros atendimentos oferecidos na Rede Sócio-assistencial. Profissionais capacitados são mantidos nessas unidades e atendem de forma a suprir as necessidades dos moradores dos bairros mais distantes do centro.

Relacionados