Com 470 participantes, Maratona do Enem cresce 24,3% em 2018

Neste ano, 470 estudantes participaram da 2ª edição da Maratona do Enem, um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Itapevi a alunos da rede pública. O número representa uma alta de 24,3% em relação à quantidade de inscritos em 2017, quando 378 jovens participaram das aulas.

Em parceria com a Fundação PoliSaber, responsável por ministrar as aulas do curso, a Prefeitura entregou na quarta-feira (28) certificados os estudantes que participaram da Maratona em 2018. A solenidade aconteceu no Cemeb Tarsila do Amaral, na Vila Aurora.

“O cursinho é uma fórmula de sucesso e que beneficia nossos jovens, permitindo-os concorrer com qualidade nos mais disputados vestibulares e garantir uma vaga nas melhores universidades do país”, disse o prefeito Igor Soares, presente à cerimônia.   

As aulas começaram no dia 28 de julho e foram realizadas em turmas de segunda a sexta, à noite, e de sábado, sempre na Secretaria de Educação, no Centro. Nesta edição, foram disponibilizadas 300 vagas para as turmas de segunda a sexta, e outras 170 para as turmas de sábado.

“É uma iniciativa para estudantes que não têm condições de arcar com as despesas de um cursinho particular”, destacou a secretária de Educação de Itapevi, Eliana Maria da Cruz.

Assim como em 2017, as aulas foram ministradas pela Fundação PoliSaber, responsável pelo Cursinho da Poli. A entidade, que já atendeu mais de 160 mil estudantes, tem em média 60% de seus alunos aprovados nos principais vestibulares do país.

Ao todo, foram 200 aulas de 40 minutos cada ao longo de 10 semanas de intensivão, distribuídas entre as disciplinas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, história, geografia, inglês, redação, palestras e simulados. Composto por apostilas do Cursinho da Poli, o material didático foi fornecido gratuitamente a todos os que participaram da Maratona do Enem.

Assim como em 2017, houve palestras e aplicação de simulados nos mesmos moldes do Enem. Foram fornecidos relatórios detalhados sobre o desempenho de cada aluno, além de correção comentada da redação. Os estudantes também receberam guia do estudante, contendo o calendário e a programação do intensivão. A parceria ainda rendeu orientação profissional e vocacional aos estudantes.

Quem não obteve o certificado pode retirá-lo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pessoalmente, na Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro) e levar documento de identidade (RG ou CNH).

Maratona do Enem em 2017

Ao todo, 378 jovens de Itapevi se matricularam no preparatório no ano passado, cujas aulas também foram realizadas no Ginásio de Esportes, de segunda a sexta-feira. Todos os estudantes receberam certificado. Na ocasião, as aulas aconteceram de setembro a novembro do ano passado.

Os alunos receberam material didático com conteúdo programático exigido para o Enem, composto por apostilas e caderno de atividades de Matemática, Física, Química, Biologia, Gramática, Literatura, História, Geografia, Inglês e Redação.

Ao longo da maratona, foram ministradas 200 aulas com duração de 40 minutos cada, de segunda a sexta-feira. Foram 50 dias de estudo e 20 horas de aula por semana. Por determinação da Prefeitura de Itapevi, a PoliSaber disponibilizou aos alunos plantões de dúvidas aos sábados pela manhã.

Relacionados