CIS realiza 35 mil atendimentos em cinco meses

O CIS (Centro Integrado de Saúde de Itapevi) completa cinco meses de funcionamento, nesta quinta-feira (3), e já realizou cerca de 35 mil atendimentos, entre consultas e exames. Além de reduzir em quase 32% a fila de espera em diversas especialistas.

Cerca de 8,5 mil pessoas estavam na lista de espera, aguardando por atendimento específico. Em algumas especialidades, a demanda reprimida já foi 100% atendida, zerando a espera por consultas de cirurgia vascular, endocrinologista infantil, gastroenterologista, mastologista e urologista.

Já a espera por consultas com cardiologista foi reduzida em 99%, ortopedista e traumatologista em 64%, endocrinologista em 43%, otorrino em 31% e reumatologista em 25%, entre outros.

Para o prefeito Igor Soares (Podemos), esses números mostram que a administração municipal está no caminho certo. “Investir em saúde é fundamental para trazer um excelente atendimento para os nossos moradores e acima de tudo dignidade para todos”, disse Igor.

Além das pessoas da lista de espera, o CIS tem realizado atendimento de rotina em especialidades que já eram oferecidas na cidade.

Atualmente, são realizados cerca de sete mil atendimentos por mês. Mas a partir de janeiro, o Centro Integrado de Saúde já estará funcionando com a sua total capacidade, que é de 8 mil atendimentos mensais, entre consultas e exames.

Como vai funciona

O morador não precisa ir até o CIS para marcar a sua consulta ou procedimento. O encaminhamento é realizado pelo médico clínico geral da unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. O profissional de saúde é responsável por analisar a necessidade do paciente em passar por um especialista e realizar os exames médicos; se for necessário ele faz uma guia de encaminhamento ao CIS.

Atendimento

Localizado na região da Vila Santa Rita (Rua Arquiteto Ubirajara da Silva, 87). O CIS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O Centro Integrado de Saúde possibilita a realização de consultas com 15 especialistas médicos e de 18 tipos de exames diagnósticos e preventivos. As consultas oferecidas pelo equipamento são de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, mastologia, infectologia infantil, urologista, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, psiquiatria e otorrinolaringologia.

Os exames oferecidos são: US doppler, ultrassom geral, colonoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma com sedação, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, endoscopia digestiva alta, holter, Mapa, Raios-X, teste ergométrico, urodinâmica, espirometria, tomografia (ambulatorial), tomografia (urgência/emergência) e audiometria.

Expresso Saúde

A unidade também conta com serviço de transporte gratuito para deslocamento dos pacientes. Como o prédio está distante da região central, o Expresso Saúde faz o trajeto Terminal de Ônibus – CIS e vice-versa, para atender os pacientes. Apenas as pessoas que mostrarem ao motorista o SMS da Prefeitura confirmando a agendamento no CIS podem utilizar o transporte exclusivo até a unidade.

Relacionados