CASA DO CERAMISTA DE ITAPEVI REALIZA FORMATURA

formatura_Casa_do_Ceramista“A criatividade é um potencial inerente ao homem, e a realização desse potencial uma de suas necessidades”, já diria a renomada artista plástica Fayga Ostrower. Em Itapevi, o talento criativo de cada cidadão tem a oportunidade de ser estimulado através de inúmeros cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. Um dos projetos de maior sucesso é a Casa do Ceramista que, desde sua inauguração em 2007, tem fomentado a cultura nordestina na cidade e revelado inúmeros artistas até então escondidos no anonimato.

 

 Para celebrar a formatura de mais 39 alunos, a Casa do Ceramista realizou, no dia 03, uma grande festa que contou com a participação da secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi e dos vereadores Cláudio Dutra e Roberval Luis Mendes (Val).

 Nas diversas turmas majoritariamente formadas por usuários de programas sociais, como Bolsa Família, Renda Cidadã e Pró Jovem, o aluno aprende técnicas de modelagem em argila, transformando o barro em verdadeiras obras de arte. A dona de casa Maria Soares Souza Oliveira, de 73 anos, é uma das primeiras alunas da Casa do Ceramista. Para ela, que já conhecia a arte em cerâmica desde os tempos da infância, o curso tem sido um marco em sua vida. “Comecei fazendo minhas obras em casa, quando eu ia até o córrego que corta o Parque Suburbano e retirava argila. Mas depois que vim para cá, pude aprimorar muito meus conhecimentos e acho ótimo aprender mais sobre esta arte”, afirma.

 A Casa do Ceramista também realiza um atendimento aos usuários do CAPS (Centro de Atenção Psico-social) de Itapevi, que têm a oportunidade de fazer da arte uma terapia durante seu tratamento. Em discurso, a secretária de Assistência Social e Cidadania atribuiu à prefeita Dra. Ruth Banholzer o sucesso alcançado pela Casa do Ceramista. “Tudo isso faz parte de um projeto que nasceu do coração de uma pessoa muito sensível, que se importa com a população. A Dra. Ruth, em 2005, percebeu que havia muita gente em Itapevi com uma história de vida muito bonita. Um povo que trouxe na mente um aprendizado, uma cultura de seu lugar de origem. A prefeita foi conhecendo cada um e descobriu que havia um grande talento e a necessidade de um projeto como este”, afirmou Ruth Gianezzi.

 O curso de Cerâmica Artística é dividido em três módulos. Durante a primeira fase (iniciantes), o aluno aprende técnicas de preparo da argila, modelagem pinth, modelagem com rolinhos, modelagem com placas, modelagem com tiras e a técnica de “beliscos”. No segundo e terceiro módulo (Veteranos), são ensinadas confecções de peças figurativas, de máscaras e de moldes de gesso, reproduções em série, reciclagem de argila, montagem de forno a gás e queima, e decoração das peças.

 Para quem ainda não conhecia com maiores detalhes o trabalho realizado na Casa do Ceramista, como o vereador Cláudio Dutra, a descoberta de um local que une arte, cultura e terapia emocionou e quebrou paradigmas da vida urbana. “Tudo neste lugar resgatou minhas origens. Na vida das grandes cidades, a gente tende a ver a arte de forma urbanizada, bem diferente do que vi durante o evento. Já tinha ouvido falar deste projeto, mas não imaginava que fosse algo tão grandioso”, avaliou.

 E, dando prosseguimento ao projeto, serão abertas 60 vagas para iniciantes cujas aulas começarão ainda neste semestre. Além disso, a Prefeitura vai disponibilizar 10 novas vagas para usuários do CAPS, beneficiando outras dezenas de pessoas, conforme sonhado um dia por Dra. Ruth. “Existe uma pessoa que acreditou nesse curso, que deu crédito aos nossos artistas. Se a prefeita não tivesse dado o aval, este projeto não seria o que é hoje, uma realidade de sucesso”, concluiu o vereador Val.

 

Relacionados