Café com Personalidade
Aos 25 anos ele já era vereador em Itapevi, e aos 29 se tornou prefeito, e foi eleito novamente para um segundo mandato. Governou o município por dez anos, e diz que é o inquilino mais antigo do Paço Municipal. Uma carreira política que se mistura com a história da cidade.
Nosso entrevistado é o ex-prefeito e atual Secretário de Governo de Itapevi, Jurandir Salvarani. Ele fala sobre o período que governou o município e sobre o desenvolvimento da cidade desde então.
“A Dra. Ruth iniciou um excelente trabalho e desenvolveu muito bem Itapevi. Acho o Jaci Tadeu uma pessoa séria, competente, e o único capaz de dar continuidade ao trabalho dela”
Conte um pouco sobre as suas origens. Quando se mudou para Itapevi?
Cheguei aqui em Itapevi com minha família em 20 de dezembro de 1958. Sou filho único, e um fato curioso é que, naquela época estava com 11 anos, e via nos muros da cidade as inscrições “SIM” e “NÃO”. Por onde andava via aquilo e ficava curioso, alguns muros escrito ¨SIM”, e outros “NÃO”. E só mais tarde vim entender que se tratava do plebiscito pela emancipação da cidade, em que alguns grupos eram favoráveis e outros contrários à emancipação política e administrativa da cidade.
Em que cidade nasceu?
Nasci em Santo André, em São Paulo em 1947. Meu pai mudou-se depois para Socorro, que é cidade natal dele, e mais tarde nos mudamos para Bragança. De Bragança viemos para Itapevi e nos estabelecemos aqui. Meu pai trabalhava no frigorífico.
E sua formação profissional?
Eu sou advogado, formado pela Faculdade de Direito de Itu, mas não exerci essa profissão. Eu faço algumas petições minhas, mas não cheguei a exercer a profissão.
Como iniciou a carreira política?
Em 1972 eu me candidatei a vereador na cidade, pelo MDB, aos 25 anos na época, e venci as eleições. Assumi em 1973 e fiquei até 1976, quando concorri à prefeitura. Me tornei prefeito aos 29 anos, jovem para a época, porque não se via muitos jovens na política. Exerci o mandato por seis anos, porque houve prorrogação de quatro para seis anos. Depois se elegeu o Silas, e eu retornei a disputar as eleições novamente e ganhei. Fui prefeito por mais quatro anos. Foram 10 anos à frente do Executivo.
O Sr. Está aqui há 52 anos, e a cidade completa 52 anos na próxima semana. Acompanhou de perto o desenvolvimento de Itapevi. Como vê essa mudança da cidade durante esses anos?
O crescimento de Itapevi foi assustador. Desde quando a Cohab veio para cá, trazendo muitas famílias para esse bairro que se tornou praticamente uma cidade dentro de Itapevi, principalmente para aquela época. Isso fortaleceu muito o comércio, que cresceu e hoje é muito forte, além da área industrial, que aumentou muito também, principalmente nos últimos seis anos, com os incentivos da prefeita, Dra. Ruth, e que com certeza trará muito mais. Tudo isso fez com que Itapevi progredisse da forma como estamos vendo hoje. Eu que acompanhei tudo desde menino, eu acho uma coisa fantástica! E vai crescer muito mais, pois nós temos território para isso, o que me deixa muito feliz. Nós estamos passando daquela fase de “cidade dormitório”, apesar de muita gente ainda trabalhar fora, mas estamos gerando emprego e renda no município.
O Sr. acredita que essa nova fase da cidade se deve muito à administração da Dra. Ruth?
Acredito sem dúvida. Acho que cada prefeito que passou aqui deu sua contribuição para esses 52 anos de desenvolvimento do município, dentro de suas limitações administrativas e orçamentárias. A cidade tem uma história, um conjunto de ações que a constituíram, mas sem dúvida o governo da Dra. Ruth é um marco no desenvolvimento de Itapevi, pela sua inteligência e rapidez nas respostas administrativas. Rapidez de raciocínio e rapidez nas ações. E com isso ela empurra o município para frente?
O que considera uma marca do seu governo no período em que foi prefeito?
Eu achei muito importante nossa conquista, naquela época, foi a construção do viaduto sobre os trilhos da antiga Fepasa. Nós perdemos muitos amigos ali quando não existia o viaduto. Nós também construímos o Ginásio de Esportes que está aí sendo utilizado pela população até hoje. Fizemos também muitas escolas que melhoraram a educação na cidade. Construímos o Velório aqui no centro. Também trouxe o Hospital Geral (HGI) aqui para Itapevi, uma obra do governo do Estado, cuja desapropriação foi feita por mim. Na época eu terminei a gestão e a obra estava prestes a ser finalizada, porém o prefeito que assumiu não deu continuidade e ela passou um tempo abandonada antes de ser concluída. Foi uma grande conquista para a cidade. Eu tive o privilégio de abrir a primeira torneira de água encanada da Sabesp. Tenho até uma foto desse momento, ao lado de uma moradora da cidade. Nós que iniciamos a abertura do Corredor Oeste. Então foram uma série de obras que vão perdurar ainda por muitos anos no município.
A Cohab também veio naquela época?
Sim, quando estava terminando meu primeiro mandato, ao final de 1982, estavam chegando os primeiros moradores da Cohab. E aí começou um crescimento tremendo na cidade. Talvez naquela época não tivéssemos a infraestrutura adequada para receber tantas pessoas que vieram para cá. Mas com o passar dos anos as famílias se adaptaram, e hoje muitos apartamentos já estão até quitados.
O Sr. Faz aniversário quase junto com a cidade também não é?
Sim, hoje (sábado, 12/02) é meu aniversário. A cidade completa 52 anos em 18 de fevereiro, no mesmo dia do aniversário da prefeita. E o vice-prefeito, Jaci Tadeu também aniversariou nesta semana. O vereador Professor Paulinho também é mais um que comemora novo ano junto com a cidade. É uma grande festa para todos nós que amamos essa cidade e fazemos parte da administração pública.
O Sr. É casado com a vereadora Sônia Salvarani. Ela o acompanhou na vida pública?
Estou casado com a Sônia há 27 anos. Temos duas filhas, a Suelen, que é casada e me deu um neto, e a Cíntia que é solteira. Mas conheço a Sônia desde 1964, no início de namoro. Em 2014 vai fazer 50 anos que nos conhecemos. Nós começamos à namorar e entre idas e vindas estamos aí a quase 50 anos. Ela está exercendo seu terceiro mandato, já foi secretária da Assistência Social e já se candidatou a prefeitura também.
Como o Sr. Vê o atual momento político da cidade, com a proximidade das eleições para escolha do novo prefeito que dará continuidade ao avanço de Itapevi?
Eu sinto que a Dra. Ruth iniciou um trabalho muito bom, desenvolveu muito bem o município. Acredito que o próximo prefeito, e o Jaci Tadeu está se preparando e poderá sair candidato, vai pegar uma cidade no rumo certo. Acho o Jaci uma pessoa capacitada, competente, e que tem toda a capacidade de dar continuidade ao trabalho da Dra. Ruth. Ele é secretário de Desenvolvimento Urbano, tem muito conhecimento, os projetos que trouxeram novas empresa para a cidade passaram pelas mãos dele, entre outras ações que envolvem diretamente o seu talento como engenheiro, empresário e administrador público.
Parcerias – Jornal Alternativa – Diretor Alex Deive / Jo
rnal Itapevi Notícias – Diretor Nilton Ramos
Fotos – Nilton Ramos