“Cada prefeito que passou aqui deu sua contribuição para esses 52 anos de crescimento do município”

Jurandir_CafeCafé com Personalidade

Aos 25 anos ele já era vereador em Itapevi, e aos 29 se tornou prefeito, e foi eleito novamente para um segundo mandato. Governou o município por dez anos, e diz que é o inquilino mais antigo do Paço Municipal. Uma carreira política que se mistura com a história da cidade.

Nosso entrevistado é o ex-prefeito e atual Secretário de Governo de Itapevi, Jurandir Salvarani. Ele fala sobre o período que governou o município e sobre o desenvolvimento da cidade desde então.

 

“A Dra. Ruth iniciou um excelente trabalho e desenvolveu muito bem Itapevi. Acho o Jaci Tadeu uma pessoa séria, competente, e o único capaz de dar continuidade ao trabalho dela”

Jurandir_Salvarani_Cafe

Conte um pouco sobre as suas origens. Quando se mudou para Itapevi?

Cheguei aqui em Itapevi com minha família em 20 de dezembro de 1958. Sou filho único, e um fato curioso é que, naquela época estava com 11 anos, e via nos muros da cidade as inscrições “SIM” e “NÃO”. Por onde andava via aquilo e ficava curioso, alguns muros escrito ¨SIM”, e outros “NÃO”. E só mais tarde vim entender que se tratava do plebiscito pela emancipação da cidade, em que alguns grupos eram favoráveis e outros contrários à emancipação política e administrativa da cidade.

Em que cidade nasceu?

Nasci em Santo André, em São Paulo em 1947. Meu pai mudou-se depois para Socorro, que é cidade natal dele, e mais tarde nos mudamos para Bragança. De Bragança viemos para Itapevi e nos estabelecemos aqui. Meu pai trabalhava no frigorífico.

 

 

E sua formação profissional?

Eu sou advogado, formado pela Faculdade de Direito de Itu, mas não exerci essa profissão. Eu faço algumas petições minhas, mas não cheguei a exercer a profissão.

Como iniciou a carreira política?

Em 1972 eu me candidatei a vereador na cidade, pelo MDB, aos 25 anos na época, e venci as eleições. Assumi em 1973 e fiquei até 1976, quando concorri à prefeitura. Me tornei prefeito aos 29 anos, jovem para a época, porque não se via muitos jovens na política. Exerci o mandato por seis anos, porque houve prorrogação de quatro para seis anos. Depois se elegeu o Silas, e eu retornei a disputar as eleições novamente e ganhei. Fui prefeito por mais quatro anos. Foram 10 anos à frente do Executivo.

O Sr. Está aqui há 52 anos, e a cidade completa 52 anos na próxima semana. Acompanhou de perto o desenvolvimento de Itapevi. Como vê essa mudança da cidade durante esses anos?

O crescimento de Itapevi foi assustador. Desde quando a Cohab veio para cá, trazendo muitas famílias para esse bairro que se tornou praticamente uma cidade dentro de Itapevi, principalmente para aquela época. Isso fortaleceu muito o comércio, que cresceu e hoje é muito forte, além da área industrial, que aumentou muito também, principalmente nos últimos seis anos, com os incentivos da prefeita, Dra. Ruth, e que com certeza trará muito mais. Tudo isso fez com que Itapevi progredisse da forma como estamos vendo hoje. Eu que acompanhei tudo desde menino, eu acho uma coisa fantástica! E vai crescer muito mais, pois nós temos território para isso, o que me deixa muito feliz. Nós estamos passando daquela fase de “cidade dormitório”, apesar de muita gente ainda trabalhar fora, mas estamos gerando emprego e renda no município.

O Sr. acredita que essa nova fase da cidade se deve muito à administração da Dra. Ruth?

Acredito sem dúvida. Acho que cada prefeito que passou aqui deu sua contribuição para esses 52 anos de desenvolvimento do município, dentro de suas limitações administrativas e orçamentárias. A cidade tem uma história, um conjunto de ações que a constituíram, mas sem dúvida o governo da Dra. Ruth é um marco no desenvolvimento de Itapevi, pela sua inteligência e rapidez nas respostas administrativas. Rapidez de raciocínio e rapidez nas ações. E com isso ela empurra o município para frente?

O que considera uma marca do seu governo no período em que foi prefeito?

Eu achei muito importante nossa conquista, naquela época, foi a construção do viaduto sobre os trilhos da antiga Fepasa. Nós perdemos muitos amigos ali quando não existia o viaduto.  Nós também construímos o Ginásio de Esportes que está aí sendo utilizado pela população até hoje. Fizemos também muitas escolas que melhoraram a educação na cidade. Construímos o Velório aqui no centro. Também trouxe o Hospital Geral (HGI) aqui para Itapevi, uma obra do governo do Estado, cuja desapropriação foi feita por mim. Na época eu terminei a gestão e a obra estava prestes a ser finalizada, porém o prefeito que assumiu não deu continuidade e ela passou um tempo abandonada antes de ser concluída. Foi uma grande conquista para a cidade. Eu tive o privilégio de abrir a primeira torneira de água encanada da Sabesp. Tenho até uma foto desse momento, ao lado de uma moradora da cidade. Nós que iniciamos a abertura do Corredor Oeste. Então foram uma série de obras que vão perdurar ainda por muitos anos no município.

A Cohab também veio naquela época?

Sim, quando estava terminando meu primeiro mandato, ao final de 1982, estavam chegando os primeiros moradores da Cohab. E aí começou um crescimento tremendo na cidade. Talvez naquela época não tivéssemos a infraestrutura adequada para receber tantas pessoas que vieram para cá. Mas com o passar dos anos as famílias se adaptaram, e hoje muitos apartamentos já estão até quitados.

O Sr. Faz aniversário quase junto com a cidade também não é?

Sim, hoje (sábado, 12/02) é meu aniversário. A cidade completa 52 anos em 18 de fevereiro, no mesmo dia do aniversário da prefeita. E o vice-prefeito, Jaci Tadeu também aniversariou nesta semana. O vereador Professor Paulinho também é mais um que comemora novo ano junto com a cidade. É uma grande festa para todos nós que amamos essa cidade e fazemos parte da administração pública.

 

O Sr. É casado com a vereadora Sônia Salvarani. Ela o acompanhou na vida pública?

Estou casado com a Sônia há 27 anos. Temos duas filhas, a Suelen, que é casada e me deu um neto, e a Cíntia que é solteira. Mas conheço a Sônia desde 1964, no início de namoro. Em 2014 vai fazer 50 anos que nos conhecemos. Nós começamos à namorar e entre idas e vindas estamos aí a quase 50 anos. Ela está exercendo seu terceiro mandato, já foi secretária da Assistência Social e já se candidatou a prefeitura também.

Como o Sr. Vê o atual momento político da cidade, com a proximidade das eleições para escolha do novo prefeito que dará continuidade ao avanço de Itapevi?

Eu sinto que a Dra. Ruth iniciou um trabalho muito bom, desenvolveu muito bem o município. Acredito que o próximo prefeito, e o Jaci Tadeu está se preparando e poderá sair candidato, vai pegar uma cidade no rumo certo. Acho o Jaci uma pessoa capacitada, competente, e que tem toda a capacidade de dar continuidade ao trabalho da Dra. Ruth. Ele é secretário de Desenvolvimento Urbano, tem muito conhecimento, os projetos que trouxeram novas empresa para a cidade passaram pelas mãos dele, entre outras ações que envolvem diretamente o seu talento como engenheiro, empresário e administrador público.

Parcerias – Jornal Alternativa – Diretor Alex Deive / Jornal Itapevi Notícias – Diretor Nilton Ramos

Fotos – Nilton Ramos 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionados