Avião bate em depósito da TAM em Congonhas

Foto-Divulgação
Modelo do Avião que sofreu acidente
a320tam-7968101

Um avião da TAM que transportava 170 passageiros sofreu um acidente quando pousava em Congonhas na noite desta terça. A aeronave, um airbus A320, derrapou na pista, atravessou a avenida Washington Luiz e se chocou contra um posto de combustíveis de bandeira Shell e um depósito de cargas da própria TAM. O acidente causou um grande incêndio, e o fogo consome neste momento o depósito, que fica na rua Otávio Tarquino de Souza, perto do aeroporto. O predio corre risco de desabamento.

O vôo JJ 3054 vinha de Porto Alegre, de onde decolou às 17h16. Ainda não há um balanço oficial sobre o número de vítimas. Segundo os bombeiros, pelo menos seis feridos já foram resgatados. Há duas vítimas identificadas, ambas atendidas no Hospital Alvorada, em Moema: Eduardo Silva Teixeira, de 35 anos, é funcionário da TAM, estava no prédio atingido e foi atendido com abalo emocional. A segunda vítima atendida pelo hospital é Lilian Souza, de 22 anos, com escoriações leves. De acordo com a assessoria de imprensa, o hospital reforçou sua equipe de plantão para atender novos feridos.

A TAM não consegue ainda determinar a extensão dos danos, nem a existência de vítimas. Mas informa que disponibilizou um número de chamadas gratuitas para atender aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo: 0800 117900.

O aeroporto de Congonhas está fechado para pousos e decolagens desde as 18h45, e os vôos estão sendo redirecionados para Cumbica.

Pelo menos 20 equipes do Corpo de Bombeiros trabalham para controlar o incêndio, e dezesseis ambulâncias estão no local. Segundo informações preliminares, cinco funcionários da TAM estariam presos dentro de um elevador do depósito da companhia aérea.De acordo com Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a avenida Washington Luis está interditada nos dois sentidos na altura da rua Otávio Tarquino de Souza. A avenida 23 de Maio também está fechada. A interdição causa cerca de cinco quilômetros de congestionamento no local.

O presidente Lula convocou uma reunião com os ministros Franklin Martins, Walfrido Mares Guia e Dilma Roussef para discutir o assunto.

Ontem, outro avião derrapou após pousar na recem reformada pista principal do aeroporto, o que causou a suspensão das operações em Congonhas.O avião parou de bico na área de grama.

Leia a íntegra do comunicado da TAM:

A aeronave da TAM Airbus A320, vôo JJ 3054, que partiu de Porto Alegre, às 17h16, com destino ao aeroporto de Congonhas (SP), sofreu acidente no pouso no aeroporto em São Paulo.

Neste momento não podemos determinar a extensão dos danos ou de possíveis lesões sofridas pelos ocupantes do avião, passageiros e tripulantes. Uma equipe da TAM já está no local e outros técnicos da companhia estão a caminho. A assistência de emergência também está sendo prestada pelo Corpo de Bombeiros, Infraero e outras autoridades aeronáuticas.

A TAM já ativou seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares e disponibilizou um número de chamadas gratuitas voltado para o atendimento aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo: 0800 117900.Qualquer outra informação relevante será comunicada imediatamente pela TAM.

Pista Reformada.

Depois de passar por reformas, a pista principal de Congonhas foi liberada para pousos e decolagens no dia 30 de junho. No entanto, ela foi liberada sem que fosse feito o grooving (ranhuras para dar mais aderência aos pneus dos aviões e facilitar o escoamento da água).

Folha Online

O Corpo de Bombeiros afirmou ter resgatado seis pessoas do local do acidente com o avião da TAM, segundo a assessoria de imprensa. Eles foram levados para pronto-socorros da região.

O avião com passageiros a bordo perdeu o controle na noite desta terça-feira, durante manobras na pista do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), e bateu contra um depósito da empresa que fica do lado oposto, na avenida Washington Luiz, causando um incêndio de grandes proporções.

A Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) suspendeu todos os vôos e decolagens. O Corpo de Bombeiros está no local tentando retirar pessoas de dentro do prédio e do avião e controlar as chamas.

Segundo informações da Globo, o avião, que partiu de Porto Alegre, levava 170 passageiros. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas. Procurada pela Folha Online, a TAM disse que ainda apura as causas do acidente e se manifestará, por meio de nota, mais tarde.

Por conta do acidente, a avenida Washington Luiz está interditada, segundo informou CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A lentidão se reflete nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta.

O analista de suporte técnico de informática da Varig Levi Lourenço estava saindo do trabalho quando ouviu o barulho do avião caindo. Como não conseguiu ver o acidente, pensou se tratar de um teste de turbina, como ocorre normalmente no prédio em que trabalha.

Segundo Levi, o avião da TAM tentou aterrissar na pista principal do aeroporto, derrapou e atravessou a avenida Washington Luís, próxima à rua Otávio Tarquínio. “Como não conseguiu pousar, o avião atingiu o prédio do serviço de carga da TAM, a TAM Express”, disse.

Relacionados