Autoridades se reúnem com moradores do Jd. Dona Elvira para explicar obras de canalização em Itapevi

Na noite da quarta-feira (11), autoridades municipais se encontraram com moradores do Jd. Dona Elvira para debaterem sobre o trecho das obras de canalização que estão sendo realizadas ao longo do rio Barueri-Mirim, que atravessa o bairro.

A reunião, que aconteceu no Centro de Formação dos Professores Anísio Spínola Teixeira, contou com a presença da secretária de Governo, Ruth Banholzer, do secretário de Planejamento e Gestão, José Americo Leite, do secretário de Habitação, Francisco Eleutério de Abreu, da secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, do secretário de assuntos Internos e Jurídicos, Vicente Bandeira, e do secretário de Desenvolvimento Urbano, Walter Hasegawa.

Após a apresentação do projeto, feita pelo secretário José Américo, foi dialogado com os munícipes sobre a necessidade de retirada permanente de algumas residências e sobre a saída temporária de algumas famílias, devido os riscos de segurança que realização da obra no trecho necessitam.

“Foi realizada uma revisão no local e digo a vocês que apenas seis famílias terão a necessidade de sair permanentemente do local para que obra seja finalizada. As outras famílias notificadas voltarão para suas residências após o termino da construção. Nossa maior preocupação é a integridade física e segurança de todos vocês, porém, existe a necessidade do bem maior, que é a cidade e o fim das enchentes, que afeta diversos bairros”, declarou a secretária de Governo, Ruth Banholzer.

Para que as famílias não fiquem desamparadas durante o período que estarão fora de suas residências, em projeto aprovado na Câmara Municipal pelos vereadores, a Prefeitura irá conceder o ‘Aluguel Social’ durante o período de um ano, podendo ser o contrato de pagamento renovado por mais um ano, totalizando 24 meses recebimento do benefício.

Quanto as famílias que terão a necessidade de saída permanente do local, será realizado, por meio da Secretaria de Habitação, o processo de acomodação no projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’. Segundo o secretário de Habitação, Francisco Eleutério, “não havendo possibilidade de ingresso no primeiro empreendimento – Villagio Ambuita I – automaticamente, as famílias estrão inscritas, sem sorteio, para o Villagio Ambuita II”, afirmou.

Após o término da obra, ainda pela Secretaria de Habitação, a Prefeitura também se comprometeu em providenciar estudos para que a área onde se encontram as residências próximas do leito seja enquadrada perante a lei de ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social), com possibilidade da realização de concessão dos lotes aos moradores, após a conclusão do projeto de regularização de moradias do bairro.

Com cerca de 85% das obras já finalizadas, o projeto de canalização de rios e córregos que cortam o município de Itapevi também comporta a construção de ‘piscinões’ – Parque Suburbano, Jd. Santa Rita e Jd. Dona Elvira – que juntos terão capacidade para armazenar mais de 400 mil m³ de água, além da construção de quatro ponte sobre o rio Barueri-Mirim, sendo 01 no bairro Cidade Saúde, 01 no Jd. Dona Elvira e 02 no Jd. Vitápolis, que auxiliarão na melhoria do fluxo viário na cidade. As ruas Lafaiete Rodrigues, que abrigarão a pontes no Jd. Vitápolis, já possui um projeto de pavimentação para ser realizado após o termino das obras de canalização.

Relacionados