Atendimento do SAMU em Itapevi e região cresce 9,1 % no primeiro trimestre

Os esforços do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para ampliar o atendimento de emergência em Itapevi e região já estão dando resultado. No primeiro trimestre deste ano, o serviço registrou uma alta de 9,1%, com 2126 atendimentos – contra 1948 realizados no mesmo período de 2016.

Os números positivos são resultado de mudança nos processos e na dinâmica dos trabalhos, que englobam readequação do uso da frota e mudança do perfil de médicos em plantões.

“Conseguimos dar maior agilidade às solicitações, melhorando nossa resposta à população”, resume o coordenador Municipal de Urgência e Emergência do SAMU, Evandro Augusto Pereira.

Na comparação mês a mês, o SAMU de Itapevi ampliou o atendimento de ocorrências em 26% em março deste ano – um salto de 623 atendimentos para 790 no mesmo mês de 2017. Em fevereiro, a alta foi de 10,5%, saindo de 635 atendimentos no período em 2016 para 702 neste ano.  Já em janeiro deste ano, o número de atendimentos ficou em 634, contra 690 atendimentos registrados no mesmo mês de 2016 – uma queda de 8%.

“Neste ano reorganizamos o processo de trabalho. Com isso, otimizamos a utilização das ambulâncias do SAMU e conseguimos atender em menor tempo as chamadas e com mais qualidade”, diz Pereira. Segundo ele, houve ainda uma mudança no perfil dos médicos reguladores, que cuidam do gerenciamento das equipes, e dos intervencionistas – médicos que vão a campo durante os chamados de urgência e emergência.

“Realinhamos o modo de atendimento de trabalho das equipes técnicas com direcionamento para ações práticas e efetivas de atendimento pré-hospitalar”, disse. “Também iniciaremos a alternância nas passagens de plantão para que possamos sempre ter uma equipe a postos, melhorando o atendimento”, afirmou Pereira.

Abrangência

Com um quadro de 82 profissionais, o SAMU Itapevi cobre uma área de 83 km² e uma população média de 226.488 habitantes, segundo informações de 2016 do Fundo Nacional de Saúde. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, telefonistas, rádio operador, administrativos e serviços gerais.

O SAMU Regional Oeste tem hoje quatro equipes no período diurno e três noturnas, além de quatro Unidades de Suporte Básico de Vida, uma Unidade de Suporte Avançado e uma motolância. O serviço pode ser acionado pelo número 192 e o atendimento é feito 24 horas por dia.

Além de Itapevi, o serviço atende outras cinco cidades da região (Jandira, Carapicuíba, Cotia, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista). Os recursos do SAMU são repassados pelo governo federal à Prefeitura de Itapevi, que administra o serviço por meio da Secretaria de Saúde e Bem Estar.

Palestras

Em 2017, o programa Parceiros do SAMU já promoveu três palestras de conscientização em empresas da região. Aproximadamente 150 pessoas participaram das formações, onde aprenderam sobre a rotina do SAMU e tiveram orientações de primeiros-socorros e atendimento em casos de emergência. 

Relacionados