Artistas de Itapevi poderão se inscrever no Mapa Cultural Paulista

Mapa_Cultural_PaulistaItapevi participará, mais uma vez, do Mapa Cultural Paulista, iniciativa que visa identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo.

Os interessados em participar deverão efetuar sua inscrição entre os dias 21 de março e 29 de abril diretamente no Departamento de Cultura (rua Ezequiel Dias Siqueira, 150, Jardim da Rainha), das 09h às 16h. A idade mínima é de 16 anos e, no ato de inscrição, deverão ser apresentados RG, CPF, comprovante de residência ou vínculo com o município, assim como autorização do responsável, no caso da participação de menores de idade.

De acordo com a Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social e Cultura, responsável pela realização do evento, na edição 2011/ 2012 serão avaliadas obras pertencentes a sete expressões artísticas: Artes Visuais (Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia), Vídeo, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura (Conto, Poema e Crônica), Dança e Teatro. Assim como ocorreu na edição 2009/2010, o mapeamento será feito em 03 (três) fases, sendo, Municipal, Regional (ambas em 2011) e Estadual (em

2012).

Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem como principal proposta promover o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de suas atividades no Estado. Durante a realização do evento, são selecionados artistas das 13 regiões administrativas do Governo do Estado, incluindo litoral e Grande São Paulo.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, considerada a principal incentivadora das manifestações artísticas de Itapevi, esta será mais uma oportunidade do município apresentar a todo o Estado seus talentos locais. “Temos inúmeros artistas de grande nível em nossa cidade e tenho certeza de que muitos serão destaque no Mapa Cultural Paulista, uma das formas mais importantes de divulgação e mapeamento da cultura local ou dos artistas anônimos”, ressalta a prefeita.

Na edição de 2007 / 2008, Itapevi, pela primeira vez, se classificou para a fase final do Mapa Cultural, com a crônica “Diário de um Suburbano”, de autoria de Valdir da Silva Ferreira. A crônica retratava o dia de um morador da periferia que saía de casa, ainda de madrugada, para cumprir a jornada de trabalho diária. Como se não bastasse a longa e extenuante viagem de trem que era obrigado a enfrentar, o personagem ainda carregava na memória a trágica derrota do seu Timão, goleado pelo eterno rival, o Palmeiras. Apesar de não ter conquistado o grande prêmio, a obra de Valdir foi aclamada pela crítica e contribuiu para levar o nome da cidade para além de seus limites geográficos.

 Serviço

Inscrições Mapa Cultural Paulista

Data: de 21/03 a 29/04

Local: Departamento de Cultura (antiga Casa das Artes)

Rua Ezequiel Dias Siqueira, 150, Jardim da Rainha

 

Relacionados