A reestruturação no sistema de atenção básica trouxe uma redução de 80% na ocupação dos leitos com respiradores e mais de 70% nos leitos de enfermaria.
A alteração no sistema de atendimento para casos suspeitos de coronavírus, foi justificada pelo volume médio de atendimentos no Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), que estava entre 150 e 200 atendimentos diários, ocasionando momentos de aglomerações. Para solucionar a problemática levantada, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que a partir daquela data o munícipe deveria:
Procurar UBS quando sentir:
Patrocinado
- Perda de olfato (anosmia);
- Alteração do paladar (ageusia);
- Dor de garganta;
- Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia);
- Diminuição do apetite (hiporexia);
- Coriza;
- Cansaço (astenia).
Procurar o ccc quando apresentar os sintomas anteriores mais os seguintes:
- Dificuldade para respirar;
- Dispnéia (falta de ar);
- Tosse;
- Febre;
Além dos sintomas descritos, pacientes que possuem os fatores de risco como: Doenças cardíacas, diabetes, bronquite crônica e doença renal crônica, também devem procurar o CCC para atendimento, mesmo apresentando os sintomas considerados leves.
Com a reestruturação foi reservado um local, em cada UBS, para o atendimento de casos de COVID-19, evitando desta maneira o contato de pacientes que não apresentam sintomas de coronavírus com outros pacientes.
Mesmo diante de uma notícia positiva é necessário destacar que estamos vivendo um momento crítico da pandemia instalada e, por isso, é necessário que todos contribuam, evitando qualquer tipo de aglomeração, além do uso de máscara e higienização das mãos.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que o munícipe que precisar ir, com acompanhante, até as UBSs ou ao CCC, que leve apenas um, para que não ocorram novas aglomerações.