ANTIGA FÁBRICA CIMENRITA É IMPLODIDA EM ITAPEVI

implosao_fbrica_de_cimentos_Cimenrita_PMILocal receberá novos empreendimentos, gerando inúmeros empregos na cidade

 Bastaram dez segundos, após o último disparo de sirene, para a fábrica de cimento Cimenrita, em Itapevi, vir abaixo, na maior demolição de uma estrutura em questão de volume de concreto no país. A implosão da antiga fábrica aconteceu neste domingo (19) e atraiu a atenção de milhares de pessoas. Desativada há quase duas décadas, a fábrica dará lugar a novas empresas, que deverão gerar inúmeros empregos para a população.

Os trezentos quilos de dinamite implantados nas estruturas da Cimenrita foram acionados exatamente às 10h10 e promoveram um verdadeiro espetáculo para os que puderam acompanhar a ação. A prefeita, Dra. Ruth Banholzer, fez questão de assistir o trabalho realizado pela empresa Demolidora Santos. Segundo ela, com a implosão da velha fábrica, Itapevi vira mais uma página de sua história. “A Cimenrita teve um grande papel na formação de nossa cidade. Assim como ela gerou muitas oportunidades de emprego no município, temos a certeza de que o mesmo acontecerá com os novos empreendimentos”, comentou a prefeita.

 Foram mobilizados cerca de 80 profissionais para implodir os mais de 27 mil m³ de concreto, incluindo dois silos de 60 metros de altura e outros oito silos de 22 metros. De acordo com o engenheiro Herbert Faustino, a ação deste domingo foi um sucesso. “Apesar de um dos silos não ter tombado, devido à sua posição, ele será derrubado ainda esta semana e acreditamos que atendemos a expectativa. Preservamos as casas ao redor da área e não houve qualquer acidente. O grau de poeira levantado também foi muito baixo e proporcionou um espetáculo inédito no município”, avalia.

 A moradora Amélia Silva foi uma das pessoas que também acompanhou a demolição. Enquanto tirava fotos, Amélia lembrava dos tempos em que seu pai trabalhou na fábrica de cimentos. “Ele atuou na Cimenrita por cerca de cinco ou seis anos, quando eu ainda era bem jovem. Temos um sentimento por esta fábrica, mas sabemos que esse trabalho é por uma boa causa. Que venham novas empresas”, afirmou.

 As obras de demolição já vêm sendo realizadas pela empresa há cerca de dois meses. A implosão contou com o apoio da Defesa Civil, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que interditou as vias próximas durante o momento da ação.

 Cimenrita

A antiga fábrica de cimentos Cimenrita por muito tempo gerou inúmeros postos de trabalho no município. No entanto, com sua desativação, há quase vinte anos, já não oferecia a geração de renda e empregos em Itapevi. Com a demolição de suas estruturas, os proprietários terão a sua disposição um amplo espaço, com 176.076,69 m², que deverá ser aproveitado para a construção de galpões industriais ou empreendimentos comerciais, gerando novos postos de trabalho no município. A área passa a ser valorizada ainda mais com os investimentos do poder público na recuperação da rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, o que facilitará o acesso à região.

 “Esta futura ocupação da área vem ao encontro de nossa política de ocupação industrial, com vistas à geração de novos postos de trabalho na cidade. Temos atuado firmemente no setor, oferecendo isenção de impostos como o ITBI e o ISS das obras de instalação de novas empresas, bem como a implantação de melhorias viárias, nas áreas industriais dos bairros de Itaqui e Ambuitá. Com certeza a cidade tem muito a ganhar com as novas empresas que poderão se instalar no bairro”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu.

Relacionados