Ação pioneira na cidade, o Ambulatório Médico de Obesidade já atendeu mais de 2 mil pessoas desde fevereiro, quando foi criado pela Prefeitura de Itapevi. A novidade, agora, é o funcionamento do Ambulatório de Obesidade Infantil, voltado às crianças que sofrem com a doença.
A preocupação da Prefeitura é atender as pessoas que possuem Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, e que fazem parte do grupo que se encontram na linha de obesidade, inclusive crianças. Para calcular seu IMC basta multiplicar o seu peso pela sua altura.
Tanto o Ambulatório de Obesidade adulto quanto o infantil funcionam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab I. Lá os pacientes recebem um amplo tratamento que passa por um programa multidisciplinar, que é acompanhado por uma enfermeira além de reunir especialistas como psicólogo, nutricionista, educador físico e acupunturista. Segundo dados da Secretaria da Saúde, desde o início do funcionamento do Ambulatório adulto, mais de 3 mil quilos foram eliminados.
A Prefeitura também mantém, por meio das Secretarias de Esportes e Lazer, de Educação e da Saúde, ações interligadas para a melhoria dos pacientes infantis. As escolas encaminham as crianças obesas para realizarem tratamentos no Ambulatório, enquanto a Secretaria de Esportes inclui os pacientes nas atividades desenvolvidas pelo Centro de Iniciação Esportiva e Social (CIESI) a fim de melhorar o convívio da criança.
Com o tratamento o obeso ganha em saúde e qualidade de vida por meio de pequenos gestos, como a reeducação alimentar, ganho de autoestima e atividade física que realiza no Ambulatório e no dia a dia. Este novo ciclo de vida reduz, consideravelmente, as dores articulares e ajuda a prevenir doenças como o diabetes, e as cardiovasculares, como a hipertensão. O intuito é tratar as doenças que contribuem para a obesidade e, assim, garantir a perda de peso gradativa.
A ação é uma das mais destacadas atividades da Prefeitura na gestão da saúde, fruto do alto investimento no setor. Somente nos quatro primeiros meses de 2014, foram investidos R$ 28 milhões em Saúde, o equivalente a 23% da arrecadação no período. Cabe lembrar que por lei, o município deve investir 15%.
Além o Ambulatório Médico de Obesidade, a Prefeitura de Itapevi está implantando os serviços de saúde na cidade com a construção da UPA 24h, e a construção da nova ala do prédio do Samu, em parceria com a União.