Agentes comunitários da Saúde de Itapevi participam de curso de capacitação

Na manhã dessa segunda-feira (30), o auditório Prof. Darcy Ribeiro, da Secretaria da Educação, foi palco para a aula inaugural dos agentes comunitários da Saúde de Itapevi. Os profissionais da secretaria passarão por um curso de capacitação oferecido pelo Ministério da Saúde.

A primeira aula contou com a participação das secretárias Lilian Braga (Educação) e Solange Santiago (Assistência Social e Cidadania), da chefe de gabinete da Secretaria da Saúde Marisa Nery e do vereador e presidente da Câmara Municipal de Itapevi, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho).

Os 95 agentes comunitários da Saúde terão a oportunidade de conhecer sobre os diversos programas realizados pela Secretaria da Saúde durantes as 400 horas de aulas entre práticas e teóricas. Foram apresentados alguns serviços com da Saúde Mental, Alimentação e Nutrição e Atendimento Especializado, por exemplo.

Os docentes do curso são profissionais da Secretaria de Saúde que também passaram por aprimoramentos para ministrar as aulas. A capacitação dos agentes comunitários será realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) do São Carlos.

Os agentes da Saúde atuam de modo a auxiliar na prevenção de doenças. Os profissionais fazem visitas mensais em casas de bairro atendidos por USFs, como nos bairros, Santa Cecília e Jardim Briquet. Com a chegada dos médicos generalistas vinculados ao Mais Médicos, o Programa de Saúde da Família, no qual os técnicos trabalham, está ainda mais reforçado.

O grupo que atua no atendimento à população é composto por um médico (clínico-geral), um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e, no máximo, 10 agentes comunitários. Em média, uma equipe da Saúde atende a 750 pessoas no bairro. 

 

Relacionados