Ação de Saúde Preventiva de Itapevi atende dezenas de pessoas na região central

Quem passou pela região central da cidade no último dia 19, pôde participar de diversas atividades relacionadas à saúde preventiva. É que o dia foi marcado pela primeira Ação de Saúde Preventiva de Itapevi (ASPI), criada pela Associação Comercial e Industrial de Itapevi (Acita) – com o apoio da Prefeitura – para incentivar a população sobre como prevenir doenças e manter a saúde em dia.

As atividades aconteceram em frente ao ItaShopping Centro (rua Leopoldina de Camargo, 260), e foram seis horas de intensa programação com atividades ao ar livre e palestras. Aulas de zumba, karatê e interpretação de música levaram diversos participantes a mostrarem o potencial no esporte e na expressão corporal. O evento reuniu dezenas de pessoas durante todo o dia.

Diversos stands apresentaram os serviços e informações sobre as instituições  participantes. A Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social, por exemplo, fez emissão de primeira e segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social, além de prestar informações sobre o serviços realizados pela pasta como seguro desemprego, Jovem Cidadão e recadastramento de ambulantes entre outros. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania promoveu a esmaltação de unhas, com opções de cores em tons de rosa, ação realizada em comemoração ao Outubro Rosa.

Já a Secretaria de Higiene e Saúde participou do evento realizando aferição de pressão e dextro (medição de diabetes). A Secretaria de Educação e Cultura também marcou presença apresentando os programas e projetos da pasta como a Creche Noturna, o Conexão Jovem, o Projeto A Escola é Sua e a Universidade Aberta entre outros. O evento também contou com uma peça sobre a importância da preservação ambiental. A Escola de Música de Itapevi também contribuiu com a ASPI, orientando os munícipes sobre os cursos de Guitarra, Teclado, Bateria, Baixo, Violão e Canto, oferecidos na unidade educacional gratuitamente.

Dentre o ciclo de palestras, realizado alternadamente entre as atividades ao ar livre, os participantes acompanharam diversos temas como Prevenção à Deficiência Intelectual, à Saúde da Mulher, à Saúde Visual, à Saúde Bucal, à Saúde Cardiovascular, à Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a Importância da Atividade Física à Saúde.

A primeira ação preventiva da cidade também contou ainda com stands da Acita – que fez consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) – da Associação dos Idosos de Itapevi; da Apae Itapevi; da clínica odontológica Ortoplan; da academia Bio Mania; da clínica de Cirurgia Vascular Razuk, Bessa & Associados; da Comunidade Kolping Cristo Rei; da Drogatacadão; da ótica Indaiá; do Rotary Club de Itapevi; da academia Bio Mania, além dos serviços da orientação e segurança da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

 

Relacionados