AGENTES DE SAÚDE DE ITAPEVI PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

Curso_Samu_APH-itapevi_Os funcionários do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Pronto Socorro Central de Itapevi, participaram nos dias 10 e 11 de abril, do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Ministrado pela Equipe Brasileira de Atendimento Pré-Hospitalar (EBAPH), na chácara Maranata, em Amador Bueno. Nestes dois dias, os participantes contaram com a presença do Coordenador Geral do Samu Regional Oeste Dr. Francisco Tadao Nakano e do diretor de departamento Samu Itapevi, João Alberto da Silva Junior, que acompanharam a evolução dos participantes.

De acordo com o diretor do SAMU, o curso com duração de 20 horas, teve como objetivo preparar o funcionário a praticar medidas preventivas relacionadas às principais ocorrências que colocam a vida em risco, proporcionando aos participantes conhecimentos necessários para realizar os primeiros atendimentos em unidades de Suporte Básico de Vida (SBV), diante de diversas situações que frequentemente são atendidas tanto pelos profissionais do SAMU quanto por profissionais do Pronto Socorro. “O curso mostrou prioritariamente que os conceitos básicos no primeiro atendimento são  os que podem proporcionar a vítima melhor segurança e chances de vida”, enfatizou  o diretor. 

Outros conceitos como garantir a segurança da cena, checar vias aéreas, avaliar a respiração, ver, ouvir e sentir, avaliar a circulação e controlar grandes hemorragias, além de analisar sumariamente o estado neurológico e a preocupação e cuidados em expor a vítima também foram estudados.

O curso de APH mostrou uma realidade já conhecida dos profissionais presentes que são os casos clínicos, que representam aproximadamente 80% dos atendimentos e merecem maior atenção. No entanto, um outro ponto enfatizado foi o caso de vítimas de colisões e atropelamentos de trânsito, que de acordo com pesquisas,  matam um cidadão a cada 18 minutos.

Para o secretário de Higiene e Saúde, Dr. Sidney Sepulcre,  um curso desta natureza, além de agregar conhecimento, proporciona sincronia entre os participantes. “Este é um serviço que depende muito de equipes, e quanto melhor a sintonia, melhor para a instituição e, principalmente para a vítima. Deste modo, os investimentos em capacitação são constantes  para que a população de Itapevi  seja atendida por profissionais preparados e humanitários”, avalia Dr. Sidney.

Não é a primeira vez que o curso é ministrado aos profissionais de Itapevi. Periodicamente, os profissionais do SAMU e de outros departamentos da Secretaria de Higiene e Saúde são capacitados para oferecer serviços cada vez melhores. “Estamos enriquecendo a saúde do município de Itapevi, por meio de qualificação e de investimento em equipamentos de qualidade. A realização de cursos como este só reforçam nosso compromisso com a saúde do município”, afirmou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

O SAMU passou a atender moradores de Itapevi em 2006, e em breve, a Prefeitura vai inaugurar uma base nova que foi construída dentro da área do Pronto Socorro Central e ocupa um espaço de cerca de 145 m². A futura unidade contará com salas de regulação, coordenação, reunião, administração, três dormitórios (masculino, feminino e para suporte avançado), vestiário, almoxarifado e copa. De acordo com o órgão, o remanejamento da equipe, que atualmente ocupa um espaço provisório situado também na área do Pronto Socorro Central, beneficiará não somente a população da cidade, mas outros moradores da região, visto que o SAMU Itapevi também atende a Carapicuíba, Vargem Grande Paulista, Cotia e Pirapora do Bom Jesus. 

Relacionados