Entidades participantes da Operação Papai Noel de Itapevi se reúnem com comerciantes locais

Com a edição deste ano lançada recentemente, a Operação Papai Noel consiste em conscientizar e assegurar compras mais tranquilas, devido às festas de final de ano. A ação ocorre em conjunto com Prefeitura – por meio das secretarias de Segurança (Guarda Municipal) e Trânsito e Transportes (Demutran) – as polícias Civil e Militar, o Conseg, a Acita e a Câmara Municipal.

A junção entre as entidades reforça a segurança, principalmente, no comércio local. Por conta disso, um encontro – presidido pela Acita em parceria com a Prefeitura – realizado no último dia 11, reuniu comerciantes e autoridades municipais das entidades envolvidas no projeto.

“É preciso promover um diálogo constante para encontrar soluções conjuntas. Por isso, a presença de quem atua no comércio da cidade é primordial nesse encontro. Durante este ano, ocorreu um trabalho intensivo de orientação para a melhor segurança tanto dos comerciantes quanto dos clientes que frequentam o intenso comércio local”, observou o prefeito Jaci Tadeu, durante a reunião.

Os organizadores explanaram sobre uma pesquisa realizada há alguns meses, entre comerciantes da região, com o objetivo de elencar propostas de aprimoramento na segurança pública municipal. O levantamento contou com retorno expressivo, contabilizando uma média de 600 respostas.

O comerciante itapeviense Jefferson Calucci aprovou a ação natalina. “A loja em que trabalho está localizada bem no Centro da cidade, e é possível perceber o reforço de efetivos da segurança. É uma troca mútua, fruto do afinamento de ideias para buscar sempre mais melhorias para todos”, declarou o empresário do ramo de Ótica.  

A Operação Papai Noel conta com um grupo de 30 guardas que circula, a pé, pelas ruas centrais durante o dia. Os agentes são acompanhados por duas bases fixas e duas viaturas do serviço de patrulhamento aproximado. Esta semana, a operação recebeu reforço da Guarda de Embu das Artes. Os 30 agentes passam por estágio supervisionado e estarão nas ruas da cidade até o final do ano.

Durante o encontro, o secretário de Segurança Kleber Maruxo destacou a importância de registrar ocorrências para que seja possível traçar um mapeamento e, a partir disso se tenha uma ação cada vez mais eficiente dos agentes de segurança. Já o presidente da Câmara Municipal Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) falou sobre a constante evolução da segurança na cidade devido ao planejamento, união de forças e comprometimento.       

Vale lembrar que um panfleto explicativo está sendo distribuído nos centros comerciais da cidade. O folheto apresenta dicas importantes direcionadas para consumidores, comerciantes, motoristas e motociclistas. A corporação orienta os moradores que, caso note situações suspeitas acione a equipe de segurança em patrulhamento mais próxima, ou ligue para a Guarda Municipal (telefone 199 – ligação gratuita).

Além de comerciantes da cidade, estiveram presentes à reunião o comandante da Guarda Municipal Eduardo dos Santos; o capitão Toledo, da Polícia Militar; odelegado titular de Itapevi, Ivair Martinho Graça; o presidente da OAB de Itapevi, Marco Moreno e o presidente do Conseg, Hermógenez Sant’Anna.

Relacionados