Guarda Municipal de Itapevi forma 11 novos agentes para atuação na cidade

A partir desta quinta-feira (07), mais 11 guardas municipais passam a atuar nas ruas de Itapevi. É que na noite dessa quarta-feira (06), durante cerimônia oficial, os agentes receberam certificado de conclusão de curso de formação das mãos do prefeito Jaci Tadeu e do secretário de Segurança, Kleber Maruxo.

De acordo com o secretário, os novos guardas vão atuar nas ruas e avenidas centrais, para ampliar a sensação de segurança entre munícipes e comerciantes. “Itapevi tem um dos mais aquecidos comércios da região oeste. Diariamente, milhares de pessoas circulam pelas ruas, daí a necessidade de se manter um efetivo apto ao trabalho na região central da cidade”, comentou o secretário Maruxo.

A Guarda Municipal de Itapevi, vinculada à Secretaria de Segurança, atua há 16 anos na cidade e tem ampliado sua atuação, bem como seu quadro de efetivos. Prova disso são os cursos de formação de novos agentes, realizados frequentemente e que são mantidos pela Prefeitura. Os cursos têm duração de cinco meses, sendo três de aulas teóricas e práticas, e mais dois meses de estágio dentro do município.

Armamento – munição e tiro; Legislação; Civismo; Código de Defesa do Consumidor; Condicionamento Físico; Defesa Pessoal; Direitos Humanos; Defesa Civil; Direção Defensiva; Direito das Pessoas com Necessidades Especiais; Educação Ambiental; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Funções do Profissional de Segurança; Funções e Atribuições dos Guardas, Hierarquia e Segurança; Hinos e Canções, dentre outros temas, compõem a grade curricular do Curso de Formação de Guardas. Passado esse período, os alunos se juntam aos profissionais que já atuam na cidade para se tornarem, efetivamente, guardas municipais.

Com a formação dos novos agentes de segurança, a Guarda Municipal passará a contar com um efetivo de 243 guardas em atuação no município. Além dos agentes de Itapevi, a Guarda formou também outros sete alunos que participaram do curso de formação e que vão atuar como guardas municipais na cidade de Mairinque.

Um dos principais objetivos da atual administração municipal é reduzir o índice de criminalidade na cidade, bem como oferecer segurança aos moradores de Itapevi, apoiando as forças estaduais de segurança pública. Para tanto, a Secretaria Municipal de Segurança tem investido esforços – junto à Prefeitura – para estabelecer uma aproximação maior com os munícipes.

O prefeito Jaci Tadeu, presente à cerimônia, parabenizou os novos agentes de segurança e falou sobre a qualidade do curso de formação do qual fizeram parte. “Essa é a 12ª turma de guardas que formamos em Itapevi, e foi um grande prazer receber e formar também agentes da cidade de Mairinque. Todo esse êxito é resultado do compromisso e da seriedade dedicados pelos nossos profissionais, com o intuito de oferecer formação qualificada aos novos guardas e garantir a segurança e bem estar de nossos munícipes”, finalizou o prefeito.

Na ocasião, marcaram presença os secretários Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), o diretor do Demutran, Cícero Aparecido; o delegado de Itapevi, Dr. Raul Francisco e, o presidente do Conseg, Hermógenes Santana. Além de autoridades como, o secretário de Segurança Pública de Mairinque, Valdeir Dias; o coordenador da Defesa Civil de Mairinque, Osvaldo Natali; o chefe de Gabinete da Guarda Municipal de Itapevi, Dr. Marcio Reis e, o capitão Toledo da Polícia Militar. 

Relacionados