Prefeitura de Itapevi conscientiza munícipes sobre cuidados quanto à hipertensão arterial

Cuidados_Hipertensao_ArteriaNo dia 26 de abril é celebrado o Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial (pressão alta), e durante essa semana a Prefeitura de Itapevi realizou a Semana de Combate à doença.

Entre os dias 22 e 26 de abril as unidades de saúde, espalhadas pelos bairros da cidade, distribuíram panfletos de conscientização do controle da pressão arterial, além de efetuar o controle de pressão entre os moradores.

Nesta sexta-feira (26), o dia foi marcado pela realização de palestras visando à conscientização sobre a importância do controle da hipertensão arterial em toda a rede municipal de saúde. A ação foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), em horários diferentes. Os munícipes puderam entender um pouco mais sobre a doença, além de aprender as várias formas de prevenir a pressão alta.

A hipertensão arterial é uma doença crônica (quando não há cura) que faz com que o coração realize um esforço além do normal para a circulação do sangue por todo o corpo. São consideradas hipertensas pessoas que apresentam valores na pressão maior ou igual a 14 por 9 – ou 140mmHg por 90mmHg. Essa medição é realizada através de um aparelho calibrado e por profissionais treinados.

O quadro de sintomas da doença pode ser silencioso, por isso o indicado é realizar medições de pressão arterial periodicamente, uma vez que as complicações da doença podem afetar vasos do cérebro, coração e rins, por exemplo.

Para atender a população de Itapevi, a Prefeitura disponibiliza atendimento médico – na especialidade cardiologia –, na UBS Dr. Nicanor Antonio Abreu de Oliveira, situada na Avenida Nove de Julho, 39 – Jardim da Rainha. A unidade realiza, em média, 130 atendimentos médicos – dentro dessa especialidade –, por mês.

Para receber o atendimento o paciente necessita, inicialmente, passar em consulta com o clínico geral, na unidade de saúde mais próxima de sua residência. A UBS encaminhará a guia com o pedido da consulta para a Secretaria de Higiene de Saúde, pasta responsável pela marcação da consulta com o cardiologista, que faz o agendamento e informa o paciente sobre a data e horário da consulta.

Relacionados