SAMU de Itapevi promove treinamento aos servidores do Pronto Socorro Central

Curso_SAMU_Pronto_SocorroSerá concluído neste domingo (21), o Programa de Cooperação Técnica entre o SAMU de Itapevi e os maqueiros e motoristas do Pronto Socorro Central.

O curso foi iniciado no último domingo (14) e representa a primeira iniciativa de integração técnica entre as duas unidades.

O programa é conduzido pelo dr. Marcelo Okamura, coordenador geral do SAMU Regional Oeste, pela coordenadora de Enfermagem, Edielza Rocha, e pelos enfermeiros Monica Abrantes e Renato Coimbra.

O treinamento possui um grande diferencial, que é uma abordagem totalmente realística e prática do atendimento de emergência, simulando diversas situações, como engasgamento, atropelamento e casos clínicos, como a parada cardiorrespiratória, uma das principais causas de morte no país.

Luvas Cardiorrespiratórias

Profissionais do SAMU de Itapevi também acabam de adquirir um equipamento de telecardiologia-ECG, que ficará disponível, em caráter de teste em um prazo de 30 dias, nas viaturas de suporte básico.

De acordo com o SAMU, o procedimento é realizado pela equipe de enfermagem. Após o exame, os dados são encaminhados via Internet aos profissionais instalados no Hospital São Paulo / UNIFESP, que avalia o resultado do eletrocardiograma e transmite ao médico regulador da Central de Regulação Médica de Itapevi.

Itapevi é o primeiro município da região Oeste a adquirir este equipamento, já utilizado pelo SAMU da capital paulista. Segundo a Secretaria de Higiene e Saúde, com este procedimento, será agilizado o atendimento à população e o diagnóstico em casos de extrema gravidade.

Visita do Ministério da Saúde

A base do SAMU recebeu a visita de uma equipe do Ministério da Saúde no dia 11. A visita técnica dos representantes do órgão federal serviu para analisar as condições atuais da unidade regional e, futuramente, buscar alternativas para melhorias.

O encontro também foi agendado para que o atual dirigente, dr. Marcelo Augusto Okamura, apresentasse o Projeto de Gestão do SAMU para este ano. Okamura destacou a colaboração e parceria com instituições privadas para incrementar a gestão colaborativa que propôs. Essas medidas auxiliam nas melhorias da execução do serviço emergencial e infraestrutura.

Relacionados