SAMU Itapevi capacita militares para atendimento a emergências médicas

SAMU_ItapevicursoexercitoMilitares do 22.º Batalhão de Logística Leve, situado em Barueri, participaram de uma série de capacitações mantida pela equipe de profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

As atividades ocorreram na quinta-feira (19), na sede do departamento e contaram com a participação de cerca de 20 militares lotados na divisão do Exército Brasileiro.

 

Os profissionais do SAMU ministraram palestras e treinamentos em ressuscitação cardiopulmonar (RCP), parada cardiorrespiratória (PCR), retirada rápida com KED e imobilização de vítimas. Além disso, os militares conheceram as instalações do SAMU, de sua central reguladora e das viaturas de atendimento médico.

 

De acordo com a prefeita Dra. Ruth Banholzer, esta é a segunda vez que a Prefeitura oferece este tipo de capacitação ao Exército Brasileiro. “Nos enche de orgulho poder contribuir para com a excelência dos serviços prestados por tão importante corporação. O orgulho ainda é maior quando são utilizadas as dependências do SAMU em Itapevi, que apresenta cada vez mais destacado serviço à população”, afirmou a prefeita.

 

O serviço prestado pelos profissionais do SAMU mantém-se em ritmo de evolução, graças ao apoio oferecido pela Prefeitura de Itapevi na capacitação de médicos, enfermeiros e motoristas de viaturas. Na última semana, os profissionais participaram de mais uma aula prática do curso de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), realizado no CEMEB Bemvindo Moreira Nery. Na ocasião, os agentes tiveram a oportunidade de simular o atendimento ao parto domiciliar, fundamental em situações que envolvem risco de vida a parturientes.

 

“A capacitação é realizada em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), e a estimativa é que em 2011 todos os profissionais do SAMU da Região Oeste, entre condutores e auxiliares de enfermagem estejam formados em APH com a carga horária de 160 horas exigida pelo Ministério para o exercício da função”, comentou o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre.

Relacionados