De 190 mil inscritos no Emprega SP só 35 mil conseguem emprego

TrabalhoA concorrência para conseguir um emprego, na região Oeste, está grande. Mais de 190 mil pessoas, de cidades dessa área, estão inscritas no Emprega São Paulo – ferramenta eletrônica gratuita do governo do Estado, que encaminha candidatos para os postos de trabalho.

E, desse total, 35 mil conseguiram colocação no mercado desde agosto de 2008, quando o portal entrou no ar e passou a ser utilizado pelos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador), onde é feito o encaminhamento.

Com o maior número de inscritos, 62 mil, a cidade de Barueri também foi a que mais empregou no período. Cerca de 11 mil vagas foram preenchidas por trabalhadores no município. Em seguida, aparece Carapicuíba, com 40 mil inscritos e 8 mil colocados.

Cotia registrou a terceira maior demanda por vagas da região. No município, 4 mil dos 28 mil inscritos ocupam hoje postos de trabalho.

O segundo maior número de pessoas empregadas, atrás somente de Barueri, está em Santana de Parnaíba, que teve o melhor desempenho da região Oeste. Com duas unidades do PAT, a cidade empregou 10 mil dos 18 mil inscritos.

Já o pior desempenho ficou com Osasco. Das 28 mil pessoas a procura de emprego no município, 308 alcançaram seu objetivo.

Assim como Osasco, as cidades de Itapevi e Jandira também não tiveram números muito animadores. A primeira registrou 7 mil interessados e 62 vagas preenchidas; enquanto a última aparece com 4 mil inscritos e 62 empregados.

Atualmente, a oferta de vagas na região é de 2,3 mil postos para todos os níveis de escolaridade e diversos setores da economia, com destaque para a Indústria e os Serviços, incluindo operador de telemarketing, trabalhador da manutenção de edificações, vendedor, alimentador de linha de produção, armazenista e atendente de lanchonete.

Quem quiser se candidatar deve acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, fazer login e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um PAT com RG, CPF e carteira de trabalho.

Relacionados