750 alunos de Jandira são formados pela 2° turma do PROERD

O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Vereador Manoel de Jesus Marçola

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou na última sexta-feira (2), a formatura da 2° turma do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Segundo o Ministério da Educação, o programa tem duração de quatro meses e é ministrado por policiais militares voluntários em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Visando a prevenção, as aulas mostram ao estudante como manter-se longe das drogas, más companhias, assim como evitar a violência, e resistir às pressões diretas ou indiretas, enfrentadas ao longo dos anos. 

Na ocasião, o 20° Batalhão de Polícia Militar, com o apoio da comunidade escolar, concluiu o programa Proerd, formando 750 alunos do 5° ano da rede municipal de ensino (parceria entre escolas públicas e privadas), com idade média de 10 anos.

A celebração, que contou com a presença dos familiares e banda da Polícia Militar, foi marcada pela alegria e emoção contagiante dos alunos, que firmaram um compromisso por uma cultura de paz, em que não existe espaço para as drogas.

Além disso, diversas autoridades marcaram presença no evento. Dentre elas, o Capitão de Polícia Militar, Alexandre Rodrigues Abbara, Comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar e responsável pelo policiamento do município; o prefeito do município de Jandira, Doutor Sato, juntamente da primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade, Dra. Denilda Fonseca; Dra. Claudinete Silva, coordenadora da Comissão da Mulher Advogada; a Secretária da Educação, Marta Cesário Vieira, entre outras.

Os instrutores PM Dayana e PM Davi também estiveram na formatura e participaram das homenagens destinadas a todos os alunos, inclusive aos que destacaram-se na redação que teve como tema “O Proerd”, que fez parte das atividades desenvolvidas pelo programa em sala de aula, totalizando 25 (vinte e cinco) crianças prestigiadas de diferentes escolas da rede municipal.

O prefeito de Jandira, Doutor Sato, iniciou os discursos agradecendo aos presentes e parabenizando o trabalho realizado na formação do Proerd: “a cidade está caminhando para o sucesso de uma sociedade correta e justa”, afirmou.

A Secretária da Educação, Marta Cesario, ressaltou que a Secretaria da Educação do município de Jandira está junto das famílias no apoio ao combate às drogas: “É um dever nosso, uma satisfação grandiosa fazer parte desse projeto, para que possamos dar essa orientação aos alunos que já estão saindo de nossas escolas e estão indo direto para o Estado, que é onde de fato a adolescência começa a fazer as inversões de valores. Esse projeto é fundamental para ensinar as crianças o caminho do bem”, concluiu.

Relacionados