55ª Romaria de Itapevi a Pirapora do Bom Jesus

Em seu 55º ano, a Romaria de Itapevi reuniu, na manhã de sábado, 03, em frente às escadarias da Igreja São Judas Tadeu, no Centro, Cavaleiros e devotos que com o objetivo de agradecer suas bênçãos alcançadas, saíram em peregrinação rumo a Pirapora do Bom Jesus.

Confira as fotos por Nilton Ramos!!!

Antes da partida, os romeiros receberam a bênção do Padre Ely Rosa, momento que contou com a participação de autoridades da cidade, como o prefeito Igor Soares, ex deputado estadual João Carlos Caramez, os vereadores Yacer Issa Kourani e Anderson Cavanha (Bruxão Cavanha), que acompanharam a saída.

Todos os anos, os cavaleiros com seus cavalos e charretes seguem rumo à cidade de Pirapora, percorrendo ao todo 35 quilômetros, saindo de Itapevi e passando por Araçariguama.

O presidente da comissão da Romaria, Du Katira e o vice-presidente, Davilson Abreu, destacam a preocupação com a organização do evento religioso que é planejado durante todo o ano, em reuniões semanais, com a participação dos integrantes da comissão e romeiros.

“Sempre solicitamos o acompanhamento da polícia militar, da Guarda Municipal e do Demutran para assegurar a integridade e segurança dos participantes. Toda uma estrutura de suporte é montada, com apoio de caminhões que ficam à disposição para recolher os animais caso necessário para descanso, atendimento do veterinário que nos acompanha, ferreiro para troca de ferraduras, ou recolhimento do animal por alguma indisposição. Carros de apoio com água para os animais, e agora com uma novidade, é servido café da manhã, Almoço e jantar para todos os romeiros em geral”, destacou o presidente.

Du Katira também explicou, em entrevista ao Itapevinoticias, todas as etapas que seguem durante o ano, para os preparativos da peregrinação além das reuniões, eventos são realizados como almoço, baile dos romeiros e pedidos de doações tudo para arrecadar fundos para cobrir os gastos com a estrutura de apoio, como os carros e caminhões de suporte veterinário, ferreiro, divulgação, preparativos e agora a novidade que durante anos nunca teve; café, almoço e jantar dos romeiros.

Uma semana antes é celebrada a missa de envio dos romeiros, que todos os anos ocorre na igreja São Judas Tadeu, presidida pelo Pároco, e com a participação da comissão e da comunidade católica.

“Pirapora foi escolhida por ser uma cidade de forte identidade religiosa. Tudo teve início em 1964, quando Hermes Gonçalves, morador da cidade, passou por um grave caso de saúde em sua família. Ele, muito religioso, fez uma promessa: se a saúde de um dos parentes fosse restaurada, faria essa viagem em agradecimento durante sete anos. Com isso outros devotos formaram o acompanhando, formaram um grupo que a cada ano ganhava mais romeiros”.

Entre muitos dos relados das bênçãos alcançadas está os dois irmãos Adilson e Davilson de Abreu, Davilson é um dos 28 cavaleiros que fez parte da primeira romaria e hoje vice-presidente.

 “Quero parabenizar o presidente Du Katira e todos os romeiros, pela 55° Romaria, dizer que foi muito bem organizada, com a participação de toda comissão. Nesse momento de fé e devoção quero agradecer a Deus e Pirapora do Bom Jesus por nos receber e pedir a Deus que nos abençoe todos nós e guarde nossa cidade, nosso povo e nos livre de todos os males e perigos.  Agora vamos nos preparar para o próximo ano”.  Nilton Ramos.

Relacionados