1º Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista em Osasco (TEA) é um sucesso promovido pelo vereador Ralfi Silva

Evento reuniu especialistas para discutir abordagens inovadoras no tratamento

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a cidade de Osasco realizou nesta terça-feira (2) o 1º Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Promovido pelo vereador Ralfi Silva (Republicanos),presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, Idoso e Aposentado na Câmara Municipal, o evento teve como objetivo reunir especialistas e discutir abordagens inovadoras no tratamento do TEA. O seminário ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Osasco, localizada no Centro da cidade.

A iniciativa contou com a presença de grupos de mães de autistas, crianças com autismo e um público de aproximadamente 100 pessoas entre autoridades do legislativo, palestrantes e famílias. 

O evento contou com uma programação repleta de palestras com temas relevantes. O professor de educação física Jhow Araújo abordou aspectos fundamentais do transtorno e estratégias de compreensão na palestra “Desvendando o TEA”.

Em seguida, o Professor Tiago Aquino (Paçoca) discutiu o papel do educador e da família na inclusão da criança com TEA. Por fim, Guilherme Gulias explorou o potencial terapêutico da música na palestra “Educação Musical, como ela impulsiona o tratamento do TEA”.

Além das palestras, uma roda de conversa foi organizada, proporcionando aos participantes a oportunidade de trocar experiências e realizar networking, fortalecendo a rede de apoio e compartilhamento de informações sobre o TEA.

O 1º Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista foi uma iniciativa crucial para promover a conscientização e disseminar informações sobre o TEA e contou com o apoio e dedicação do vereador Ralfi Silva.

“O evento consistiu em uma oportunidade única para fortalecermos nossa compreensão sobre o TEA e promovermos uma maior inclusão e acolhimento para as pessoas com esse transtorno e suas famílias”, ressaltou o vereador Ralfi Silva.

Itapevi oferece 100 vagas para curso de elaboração de projetos culturais

Inscrições estão abertas para as aulas gratuitas que fazem parte do programa CENA; capacitação será em maio

A Prefeitura de Itapevi está com inscrições abertas para o curso voltado para elaboração de projetos culturais, dentro do programa Capacitação e Empreendedorismo de Novos Artistas e Artesãos (CENA). No total, são 100 vagas para as aulas que são totalmente gratuitas, com a finalidade de estimular o desenvolvimento da área cultural, por meio do conhecimento.

O prazo para adesão a essas oportunidades prossegue até 19 de abril ou até o preenchimento total dessas oportunidades. Os interessados devem comparecer pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Cultura, na Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro. O curso será possível com recursos obtidos via Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura.

Para participar, o candidato deve atuar na área de cultura e ser residente em Itapevi. Para a inscrição, precisa apresentar cópia do RG junto com a original e um comprovante de endereço. Do total de vagas disponíveis, 50 serão no período da tarde e o mesmo número à noite.

Aulas em maio

Os cursos serão ministrados em maio, durante três datas: dias 13, 20 e 27 deste mês no Teatro Municipal (Rua Irineu Chaluppe, 65 – Centro). O programa CENA pretende capacitar profissionais do segmento atuantes no município.

Para terem direito ao certificado, os participantes devem ter 75% de presença no curso. Mais informações pelo telefone (11) 4205-1871 – Ramal 21 ou pelo e-mail [email protected].

Relacionados