Técnicos da Prefeitura de Itapevi participam do 1º Fórum de Gestão Municipal de Impacto

Técnicos da Prefeitura de Itapevi participaram, nesta quarta-feira (30), do 1º Fórum GMI (Gestão Municipal de Impacto), evento promovido pelo Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) e que reuniu cerca de 30 prefeitos de todo o Estado para discussão de políticas públicas municipais que vêm dando resultado em suas cidades. O evento aconteceu no Auditório Brookfield no Condomínio Green Valley, em Alphaville, Barueri.

A abertura do evento foi realizada pelo vice-governador do Estado de São Paulo, Marcio França. “É de suma importância a criação de entidades independentes que dialoguem com o Estado e o município. Conglomerados como o Cioeste têm autonomia financeira e administrativa e são importantes para transpor barreiras e dificuldades na condução da gestão pública”, disse.

As discussões foram feitas em quatro módulos (Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Região Metropolitana), em formato de painel. Em cada um deles, houve um palestrante e prefeitos discutindo um tema específico. No painel de Saúde, Marcus Melo, prefeito de Mogi das Cruzes, apresentou as políticas públicas do município. Em Educação, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, destacou os avanços obtidos com o ensino técnico na cidade.

Itapevi destacou o convênio firmado, no dia 18 de fevereiro deste ano, entre a Prefeitura de Itapevi e o Sistema SESI Educaçãoque permite que todos os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (que compreende do 1º ao 5º ano da rede municipal, com idades de 6 a 11 anos) passem a contar com material didático fornecido pelo Serviço Social da Indústria (SESI). 

Os representantes do município também falaram da contratação da FGV (Fundação Getúlio Vargas) para fazer um estudo técnico do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério para implementação ainda no início de janeiro de 2018.

O vice-presidente do Cioeste e prefeito de Itapevi, Igor Soares, disse ainda que o município implantou a Maratona do Enem, um cursinho preparatório gratuito para 400 itapevienses que estejam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2017. “Vamos reconstruindo a educação para garantir o futuro da nossa cidade”, resumiu.

O cientista político Luiz Felipe D’Ávila tratou do módulo Desenvolvimento Econômico e o presidente do Cioeste, Elvis Cezar, abordou o quarto eixo Região Metropolitana. “A discussão de importantes temas que dizem respeito aos munícipes do Cioeste auxiliam na resolução de problemas e no encontro de soluções inovadoras e modernas para a região”, finalizou Cezar.

Também participaram dos painéis os prefeitos que integram o Cioeste: Rogério Lins (Osasco), Marcos Neves (Carapicuíba), Rogério Franco (Cotia), Paulo Barufi (Jandira), Josué Ramos (Vargem Grande Paulista) e Dany Floresti (Pirapora do Bom Jesus), dentre outros.

Sobre o Cioeste

O Cioeste foi criado em 2013. Trata-se de um órgão deliberativo voltado para a elaboração de políticas públicas regionais, com autonomia para executar projetos, programas e licitações para contratação de serviços.

O Consórcio reúne nove cidades: Itapevi, Barueri, Santana de Paranaíba, Osasco, Jandira, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia e Vargem Grande Paulista. A soma do PIB dos municípios equivale a mais de 2% do Produto Interno Bruto nacional e uma população de quase dois milhões de habitantes.

As cidades assumiram o compromisso de buscar soluções compartilhadas para resolver os principais desafios da área metropolitana, além de desenvolver projetos inovadores para promover o bem-estar dos moradores.

Cooperações assinadas nos últimos anos estão se transformando em programas de alta performance e linhas de financiamento vêm sendo colocadas à disposição dos gestores públicos, para que eles possam empreender soluções locais que vão refletir em melhorias regionais.

Relacionados