“CARAMEZ PROMETE SEMANA DA VALORIZAÇAO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E NÃO CUMPRE COM A POPULAÇÃO NEGRA DE ITAPEVI”

Caramez_AfroAgora em 2012 ano de eleições para prefeito e vereadores em Itapevi é bom ficarmos bem atentos e cobrar bastante as promessas que nos são feitas pelos candidatos.

Em maio de 2010 e Deputado João Caramez, participou de um dos eventos mais significativos da cidade de Itapevi, ou seja, a visita do Príncipe da Nigéria e do Cônsul Geral da África do Sul, que estiveram em nossa cidade para realizar o lançamento da Câmara de Relações Comerciais e do Turismo Brasil-África e participar do Seminário de Empreendedorismo e Turismo Afro.

Muita gente esteve presente no “Clube Q” neste dia, que para nós da raça negra ficará marcado para sempre, pois não é todo o dia que temos a presença ilustre de representantes diplomáticos africanos em nossa cidade.

Mas o que mais me chamou á atenção foram duas coisas no evento, estamos próximos do início da Copa do Mundo da África do Sul e ele (deputado) citou a luta do povo africano contra a desigualdade, citando a relevância do trabalho desenvolvido por Nelson Mandela, representante-símbolo do movimento contra o apartheid que, em 1993, recebendo o Prêmio Nobel da Paz, pelos seus esforços para acabar com a segregação racial.

O deputado falou ainda sobre a criação da Semana de Valorização da Cultura Afro-Brasileira, que a exemplo da Semana de Preservação do Rio Tietê, instituída no Estado por lei de sua autoria, também pode ser uma ferramenta de divulgação, com o objetivo de preservar e estimular as manifestações culturais, sociais e artísticas da comunidade.

Caramez_Zumbi

 O fato é que o projeto da Semana de Valorização da Cultura Afro-Brasileira que o deputado disse que estaria fazendo e dando entrada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, ficou somente no discurso.

Outra coisa pesquisando sobre as comissões na ALESP descobrimos que o Deputado João Caramez, poderia estar indicando uma pessoa para o recebimento do Troféu Zumbi dos Palmares, honraria que é entregue anualmente na Semana da Consciência Negra organizada na Assembléia Legislativa. Pelo que sabemos nunca ninguém da raça negra de Itapevi ou de outra Cidade do Estado de São Paulo até hoje foi indicado pelo deputado para receber tal prêmio.

Agora o que a comunidade precisa ficar atenta é com o fato de que segundo o IBGE somos 63% da população em nossa cidade e isto representa poder para eleger o futuro prefeito e a nova câmara de vereadores e isto é uma grande responsabilidade.

Nossa comunidade não mais será explorada e ficará a mercê de políticos que não nos representam em nada, não conhecem a nossa realidade, e nem quem são as lideranças que temos em Itapevi.

O site do Deputado João Caramez ( http://joaocaramez.com.br/caramez-participa-de-seminario-sobre-empreendedorismo-etnico-em-itapevi/ ) consta a matéria na integra sobre as suas declarações e a promessa feita aos representantes africanos e lideranças presentes no evento realizado no Club Q e que não foram cumpridas.

“O movimento negro esta preparando uma plataforma política para Itapevi e vamos querer discutir com os candidatos, quais serão as metas para a nossa comunidade e não ficará só no discurso, eles terão que assinar um termo de comprometimento e registrar no cartório. Esta será a nossa maior arma contra aqueles que tentarem nos enganar e tirar proveito do nosso voto”  Marcos André , militante do MNU

Fonte:- Marília Giordano

              Movimento Negro Unificado

Relacionados