Prefeitura promove capacitação de líderes da Secretaria de Higiene e Saúde em Itapevi

Capacitacao_Lideres_SaudePromovendo mais uma ação pensando na qualidade de vida e bem-estar da população, a Prefeitura de Itapevi tomou mais uma iniciativa para melhorar o desempenho do trabalho oferecido pelos profissionais da área da saúde no município.

Nesta terça e quarta-feira (29 e 30), aproximadamente 100 líderes, de diversos setores da Secretaria de Higiene e Saúde, se reuniram na Chácara Big House, no bairro Quatro Encruzilhadas, para participar do ‘Encontro de Educação Permanente em Saúde Para Líderes’, que teve como tema “Conhecendo-se e Transformando-se”.

Na abertura do evento, o secretário de Higiene e Saúde, Dr. Sidney Sepulcre, conversou com os presentes e discorreu sobre o processo de criação dos projetos de capacitação que a Secretaria de Higiene e Saúde promoverá aos funcionários para melhor desempenho de suas atividades.

“É necessário o diálogo entre os setores da saúde para se desenvolver os processos preconizados na Educação Permanente em Saúde. Graças à equipe de funcionários responsáveis por esse evento, que sonhou esse projeto e obteve maturidade para levá-lo à diante, a Secretaria de Higiene e Saúde agora pode enfatizar a democratização dos processos de trabalho e sua aplicabilidade”, disse Dr. Sidney.

O encontro contou, no dia 29, com uma palestra do mágico Marcelo Sattin, que entreteve os convidados com músicas ao vivo de sua banda de companhia e falou sobre “A Magia do Sucesso Profissional”. No dia 30, a palestra ficou por conta do professor Antônio Cláudio Queiroz, sobre o tema “Transformando-se pelo Autoconhecimento”.

Os participantes também participaram da dinâmica “Sinfonia das Garrafas”,um exercício metafórico, que tem por objetivo principal demonstrar a importância do trabalho em equipe e de cada colaborador para o resultado final de um trabalho. Ao fim da atividade, os líderes interpretaram a Nona Sinfonia de Beethoven.

O evento tinha como objetivo valorizar a humanização no atendimento, motivar e incentivar o trabalho dos líderes no planejamento de suas atividades e em seus respectivos setores, assim como cuidar dos mesmos, pois entende-se que devemos estar bem para cuidarem uns dos outros. Além das palestras, os participantes também tiveram café da manhã, almoço e atividades de integração e saúde com profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer, em ambos os dias do encontro.

A prefeita Dra. Ruth Banholzer, que também é médica, compareceu à abertura solene e parabenizou os participantes e a organização, dando incentivo ao projeto de capacitação dos funcionários. “Esta iniciativa é muito importante. Não para se apontar erros, mas para se descobrir soluções para eventuais casos que estejam em divergência. A Saúde em nosso município é referência na região, com um Pronto-Socorro de primeiro mundo e profissionais capacitados, que terão mais um reforço para melhorar o atendimento aos nossos munícipes”, disse Dra. Ruth.

O vice-prefeito Jaci Tadeu também prestigiou a abertura do encontro e disse que, quando questionado sobre a Saúde de Itapevi, defende as melhorias trazidas pela administração da prefeita Dra. Ruth, alegando que o município está em sua melhor fase de execução dos serviços de atendimento. “Vivemos no século 21, mas com pessoas que ainda pensam e tratam outras pessoas com mentalidade do século 16. Nasci aqui e sei que a melhor época que o município está vivendo com relação aos atendimentos prestados pela Saúde é agora. Com esta capacitação, melhoraremos ainda mais o atendimento, tratando o paciente com atenção, carinho e respeito”, disse Jaci.

Relacionados