Prefeitura de Itapevi Investe em Qualificação para os Profissionais da Educação

_capacitao_educaoCursos e palestras são oferecidos aos educadores pela administração municipal

A Prefeitura de Itapevi tem investido fortemente no setor de educação municipal nos últimos anos. Além da construção, reforma, ampliação e instalação de novas unidades escolares, aumentando sensivelmente o número de crianças, jovens e adultos atendidos na cidade, a Prefeitura também destinou grandes recursos para a qualificação profissional dos educadores da rede municipal de ensino.

Ao assumir a Prefeitura de Itapevi, em 2005, a prefeita Dra. Ruth Banholzer verificou que este era um dos grandes desafios para alcançar o aumento da qualidade do ensino oferecido na cidade. O quadro foi confirmado por meio de diagnóstico proposto pelo Ministério da Educação (MEC), que traçou perfil da educação pública de todos os entes federativos, inclusive do município de Itapevi.

O diagnóstico proposto pelo MEC, além de detalhar onde era necessário destinar mais investimentos, demandava apoio para execução de projetos de melhoria, seja na qualificação profissional, seja na implantação de infraestrutura. Desde então, em Itapevi o quadro encontrado em 2005 vem sendo revertido, com a execução de diversos cursos e palestras voltados aos profissionais da rede municipal de ensino.

Um dos cursos de maior destaque é o Pró-Letramento, oferecido aos professores que estão em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. O Pró-Letramento é uma parceria entre o MEC e as universidades (UNESP e UNICAMP) e desenvolvido por tutores do município, nas áreas de Alfabetização e Linguagem e Matemática.

Os dirigentes escolares também foram alvo de qualificação profissional. Em 2009, os 60 diretores receberam capacitação na área de gestão de pessoas, relações interpessoais e sua importância para a realização do trabalho em sala de aula. Também foi oferecida qualificação para professores que atuam junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educadores que atendem alunos de inclusão na rede municipal.

Além dos cursos de qualificação, a Prefeitura incentiva os educadores a buscarem novos cursos em nível superior. O Pólo de Itapevi da Universidade Aberta do Brasil oferece cursos gratuitos de graduação em Pedagogia e cursos de aperfeiçoamento denominados Educação para Diversidade e Cidadania e Gênero e Diversidade na Escola, voltados para a formação dos docentes de Itapevi.

O investimento do poder público municipal na educação foi elogiado pela professora Iara Bernardi, representante do MEC (Ministério da Educação) em São Paulo. “Itapevi abraçou a causa de uma educação de qualidade, utilizando os programas oferecidos pelo Ministério da Educação”, comentou Iara, durante um encontro na Secretaria de Educação e Cultura, em fevereiro, que reuniu dirigentes das escolas municipais, além do secretário Edgard José Fiusa, e o vice-presidente da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação), Adinam Ortolan. A educadora reforçou a importância da participação dos profissionais educadores nos cursos oferecidos pela Prefeitura em parceria com o MEC.

“Trabalhamos arduamente para oferecer uma educação cada vez melhor, investindo em estrutura e principalmente no profissional. No entanto, a participação dos educadores, que estão conscientes da importância de se prepararem e se qualificarem em serviço, são de fundamental importância para atingirmos a este objetivo”, destacou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Relacionados