Prefeitura de Itapevi intensifica ações contra tuberculose na cidade

Por meio de um trabalho dedicado e elaborado dos profissionais da Secretaria da Saúde, a Prefeitura de Itapevi tem promovido uma efetiva campanha de combate à tuberculose, uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Bacilo de Kock, que pode afetar vários órgãos do corpo, principalmente os pulmões, podendo causar a morte de adultos e crianças.

Nas últimas semanas, agentes de saúde saíram às ruas de diversos bairros da cidade (Ambuitá, Parque Suburbano, Jardim Vitápolis, Vila Gióia, Jardim Rosemeire, Jardim Briquet e Chácara Santa Cecília) a procura de pessoas que apresentassem sintomas peculiares da infecção, como tosse por mais de três 3 semanas, febre no período da tarde, cansaço em pequenos esforços, perda de peso e suor noturno.

 A ação, denominada “Busca Ativa”, contou com cerca de 150 exames realizados (cujos resultados ainda se encontram em análise), que poderão detectar a tuberculose positiva (com risco de transmissão) e a negativa (presente, mas não contagiosa).

A maior dificuldade encontrada pelos profissionais de saúde após a detecção pelo exame do escarro é a continuidade dos pacientes em terminar o tratamento, que leva, no mínimo, seis meses. O abandono faz com que o bacilo, ainda instalado no organismo, se torne resistente à medicação em uso, levando o paciente a ter tratamento mais prolongado e mais dificuldade para cura.

“Quando uma pessoa é detectada com tuberculose, é realizado um cadastro junto a Agência Nacional de Saúde (ANS) para que, aonde quer que o paciente faça o tratamento, o médico responsável possa ter acesso a informações como onde foi contraído, se ele é portador de diabetes, se é ex-recluso ou usuário de drogas e álcool, bem como se já foi interrompido algum tratamento”, informou a coordenadora municipal de tratamento da tuberculose, Martha Chiovetto.

O tratamento é realizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), sendo que o exame para detecção da doença deve ser supervisionado.

“A tuberculose é transmitida pelo ar, em contato com pessoas que já estão infectadas. Ambientes fechados e pouco ventilados favorecem ainda mais o contágio, por isso é importante um diagnostico precoce, para garantir a cura do portador e a proteção daqueles que estão ao seu redor”, declarou a secretária da Saúde, Maria Dalva dos Santos.

Itapevi, nos anos de 2009 a 2013, tem conquistado premiações com relação ao trabalho de combate e tratamento da doença. Segundo dados da Secretaria, o município possui uma média de 92% de cura dos casos, média acima da estipulada pela ANS, que é de 85%.

O município também faz parte do Comitê Metropolitano de Tuberculose (CMT), órgão que trata de assuntos sobre direitos adquiridos aos portadores da doença e que busca soluções para elevar a qualidade de vida do cidadão que porta o bacilo.

Relacionados