Para reduzir gastos em momento de crise econômica, a Prefeitura de Itapevi decidiu não renovar o contrato de compra de pó de café e açúcar que garantia o fornecimento do cafezinho nos departamentos da administração pública.
O contrato custava anualmente aos cofres municipais aproximadamente R$ 150 mil. Com o corte, serão economizados cerca de R$ 600 mil em quatro anos. O objetivo é priorizar investimentos na saúde e na educação.
“Estas atitudes resultarão em menos desperdício de recursos públicos. A Prefeitura precisa dar o exemplo, cortando gastos internamente sem prejudicar o bom desempenho dos serviços”, diz o prefeito Igor Soares.
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“Não vamos impedir que os funcionários continuem tomando café no trabalho. O que vamos fazer é parar de comprar esse café com dinheiro público”, explica Rogério de Oliveira, secretário de Administração, Gestão e Tecnologia. “Quem quiser pode trazer de casa ou então fazer vaquinha entre os colegas”, disse.
O corte do “cafezinho” faz parte do Programa de Redução de Gastos, instituído pelo prefeito Igor Soares na primeira semana de janeiro. Por meio dele, todos os órgãos diretos e indiretos Prefeitura de Itapevi devem economizar de 10% a 30% do atual valor gasto.
Economia
Uma das primeiras ações tomadas para economizar foi a diminuição do número de secretarias, que passaram de 20 para 16 ainda em janeiro. Anualmente, a iniciativa irá economizar R$ 1,5 milhão, equivalente a R$ 6 milhões em quatro anos.
Em fevereiro, a Prefeitura também extinguiu a versão impressa do Diário Oficial do Município, mantendo apenas a versão online. Com isso, conseguirá poupar anualmente mais R$ 260 mil aos cofres públicos. Em quatro anos, a economia será de ao menos R$ 1.040.000,00.
Até o momento, a expectativa é que a administração municipal poupe R$ 1,9 milhão por ano. Em quatro anos, a economia estimada é de R$ 7,6 milhões.
Redução de gastos
Os ajustes exigidos pelo Programa de Redução de Gastos levam em consideração as possibilidades de cada setor, sem prejudicar do bom desempenho da função pública.
Além disso, devem abranger todas as contratações de serviços, locações de bens móveis e imóveis, materiais de consumo em geral e escritório e toda despesa das secretarias municipais de Itapevi.
“A dívida do município ultrapassa os R$ 40 milhões e precisamos urgentemente reduzir gastos para que exista um equilíbrio nas contas públicas e os investimentos prioritários possam ser realizados”, disse o prefeito durante o lançamento do programa.
A redução não se aplica às pastas de Saúde e Bem Estar e Educação e Cultura, devido à obrigação constitucional de investimentos nessas duas áreas.