Itapevi participa do 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental

Para debater ações sustentáveis e trocar experiências positivas que colaborem com o meio ambiente entre as cidades da Região Oeste, os técnicos da Prefeitura de Itapevi participarão do 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental, em Carapicuíba, no Parque Gabriel Chucre (Rua Consolação, 505, Vila Gustavo Correia), nos dias 8 e 9 de novembro, das 9h às 16h.

O tema do evento será “Práticas de Educação Ambiental: caminhos para sociedades sustentáveis”. Itapevi é membro das Comissão Organizadora do Simpósio e irá submeter trabalhos para apresentar no simpósio.

Itapevi pretende demonstrar como as práticas de educação ambiental contribuem para sensibilizar a população com relação a importância da proteção dos recursos naturais.

“Cada indivíduo desempenha papel importante neste cenário. E a Administração tem ampliado as ações que buscam contribuir para melhoria da qualidade ambiental na cidade e o uso sustentável dos recursos naturais”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi, Paulo Rogiério.

A cidade tem como objetivo apresentar projetos de educação ambiental desenvolvidos no município inseridos em diferentes temáticas. No eixo de Resíduos sólidos, será dado destaque para as Oficinas de Recicláveis, projeto que apresenta como intuito principal capacitar munícipes para confeccionar objetos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos que seriam descartados. A ideia é estimular o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais como uma alternativa para geração de renda.

Será abordada ainda a arborização urbana através do projeto Itapevi Mais Verde, uma iniciativa que busca ampliar as áreas arborizadas na cidade; melhorar a qualidade ambiental do município e, como prática de educação ambiental, envolver os moradores em plantios com o intuito de sensibilizar quanto à importância das árvores e da necessidade da manutenção das áreas verdes existentes e que venham a existir.

A fauna também ganha destaque, e neste eixo destacaremos como prática de educação ambiental a 1ª Feira Animal! Educação Ambiental em exposição que ocorreu em setembro e tratou de diferentes temas como Evolução, Répteis, Anfíbios, Aves e Artrópodes.

A ação buscou sensibilizar a população sobre a importância da conservação da fauna; mostrar a abordagem adequada ao encontrar um animal, seja ele doméstico ou silvestre; explanar sobre o papel biológico dos animais dos diferentes grupos biológicos no equilíbrio ambiental; e incentivar ações de proteção da fauna.

Sobre o Simpósio

O encontro tem como objetivo apresentar o que tem sido feito em relação às práticas de educação ambiental na Região Metropolitana de São Paulo e como essas ações colaboram com a criação de cidades mais sustentáveis.

Com entrada gratuita, o simpósio busca atrair educadores ambientais atuantes nos mais diversos segmentos, como órgãos públicos, empresas, entidades sociais e instituições de ensino, estudantes de nível médio- técnicos e universitários, além da sociedade civil em geral.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente preenchendo um formulário pelo seguinte link: https://forms.gle/ZppR4JCBHfarSvmT6.

Neste ano, o 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental conta com a colaboração das secretarias do mesmo segmento nos seguintes municípios da região metropolitana de São Paulo: Barueri, Cotia, Carapicuíba, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba e também pela Fundação Alphaville.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4164-2305 ou pelo e-mail [email protected]

Relacionados