Igor Soares inaugura Eco Ponto no Jardim Rosemary

O prefeito Igor Soares inaugurou, nesta segunda-feira (25), o segundo Eco Ponto de Itapevi. A unidade fica na Rua Licínio Adelino da Costa, 151, no Jardim Rosemary, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  

No espaço, a população pode descartar materiais recicláveis (papel, metais, vidros, plásticos), madeira, estofados, pneus e óleo de cozinha.

Além disso, essa é a primeira unidade a receber descartes de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas comuns e recarregáveis.

O Eco Ponto do Jardim Rosemary também receberá resíduos sólidos provenientes de entulho. Serão 50 quilos por pessoa, desde que estejam devidamente ensacados.

No local não serão recebidos restos de poda de árvores. 

“Contamos com a consciência da população para levar o material inservível ao Eco Ponto”, disse o prefeito Igor Soares. “Isso evitará problemas quando houver chuvas e também de criadouro de insetos, ratos e escorpiões”.

O Eco Ponto do Jardim Rosemary é o segundo da história de Itapevi, somando-se à unidade da Cohab (Estrada Lucinda de Jesus Silva, 1015), que também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Até o final deste ano, a Vila Dr. Cardoso deve ganhar o terceiro Eco Ponto de Itapevi.

O aposentado Eufrásio Alves dos Santos, 56, morador do bairro, elogiou a iniciativa. “A Prefeitura está fazendo a sua parte”, disse. “Então, a população deve colaborar e trazer os materiais”, afirmou.

Infraestrutura

Com 618 m², o espaço do Jardim Rosemary tem sala de recepção, lavatório, vestiários, cozinha e escritório administrativo, com quatro caçamba para o descarte de recicláveis, cada uma com capacidade de armazenamento de mil litros.

Há também quatro caçambas metálicas, onde ficarão os resíduos de madeira, com capacidade total de armazenamento de 2 toneladas. Além disso, há três urnas instaladas para o descarte de pilhas e baterias, notebooks, tablets e celulares.

O material descartado será entregue a cooperativas parceiras e ao sistema de logística reversa das empresas fabricantes dos produtos.  Todo o conteúdo recebe tratamento ambientalmente sustentável.

O telefone da unidade é o (11) 4205-3042.    

Combatendo o descarte irregular

Com a instalação do novo Eco Ponto, a Prefeitura irá endurecer a fiscalização de descarte irregular de resíduos sólidos.

Para denunciar, basta ligar no (11) 4143-7600 (ramal 1129) e falar com o Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Em 2017, a multa para quem é flagrando praticando a irregularidade passou de R$ 5.580,00 para R$ 14.880,00.    

Para evitar contratempos, também é possível agendar o Cata-Bagulho, serviço que da administração municipal que retira entulhos e outros materiais na sua casa com dia e hora marcada.

Os telefones para agendamento são o (11) 4205-4347 e o (1) 4205-4345.

Relacionados