No sábado (04), foi realizada no Estádio Municipal André Nunes Junior, uma partida de futebol comemorativa aos 77 anos de fundação do ADC CIPE (Associação Desportiva Clássica Companhia Itapeviense de Pólvora e Explosivos Futebol Clube), time veterano criado em Itapevi na década de 30.
Hoje, presidido por Noel Aparecido de Souza, o CIPE, fundado em 1º de setembro de 1933, antes mesmo da emancipação do município, possui uma história de trabalho e rivalidade com outras equipes. Assim como o nome, era composto por funcionários e representava uma antiga fábrica de pólvora que funcionava no município. Formado praticamente por jogadores negros, disputava partidas contra o seu principal rival, o América F.C., que também foi fundando em Itapevi, no ano de 1914, e era considerado um time de brancos.
Em sua juventude, o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, costumava jogar futebol pela equipe do América. No jogo comemorativo dos veteranos, Jaci Tadeu compareceu ao Estádio Municipal para rever alguns companheiros e relembrar momentos joviais da época.
“É uma satisfação poder contemplar esse clássico entre CIPE e América, e rever os companheiros que participaram de diversas disputas e conquistas. Frequentei este mesmo estádio há anos, chegando até mesmo a pagar ingresso para assistir aos jogos. Sempre me voltam belas lembranças cada vez que compareço aqui” afirmou Jaci Tadeu.
Compondo a equipe do CIPE, jogaram os veteranos Dedé, Paulão, Cabelo, Cidão, Zulu, Fião, Nishimura, Chuleta, Galo, Isaias, Delei, Nêgo Sérgio, Paulinho, Anaken, e Fio (Zé Carlos). Pelo América, jogaram os veteranos Mauro, Leo, Miguel, Gibão, Irineu, Ticão, Persival, Jacaré (Gilberto), Branco, Regis, Maradona e Pê (Carlos).