Curso de Capelania forma sua segunda turma em Itapevi

Formatura_CapelaniaHomenagens marcaram a formatura do curso de Capelania em Itapevi, oferecido pela diretoria da ACGMEB (Associação de Capelania das Guardas Municipais Evangélicas do Brasil).

A cerimônia, realizada na última sexta-feira (27), na Câmara Municipal de Itapevi, contou com a presença de lideranças das igrejas evangélicas e autoridades de toda a região e representou mais um passo no fortalecimento do trabalho realizado pela Capelania da Guarda no município.

A solenidade foi prestigiada pelo vice-prefeito de Itapevi Jaci Tadeu da Silva; pelo secretário municipal de Segurança, Kleber Ferreira Maruxo; pelo vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho); pelo presidente da ACGMEB, Capelão Idervaldo Barbosa Lacerda; pelos vices-presidentes Capelão Carlos Roberto e Capelão Vanderci da Silva; e por pastores de diversas denominações evangélicas.  A cerimônia ainda contou com a participação da cantora Andréia, da Assembléia de Deus – Ministério Madureira.

O vice-prefeito Jaci Tadeu parabenizou a escolha dos formandos e falou sobre a longa jornada até se tornarem capelães.“No começo do curso eram 30 integrantes, e hoje nós estamos formando 14. Isso porque o caminho é duro, árduo, espinhoso e difícil, mas vocês são vencedores, porque o projeto de vida de vocês é especial”, declarou Jaci.

Os 14 alunos participaram, durante 8 meses, de um intenso curso dividido em cinco módulos, quando foram tratados temas como Capelania Hospitalar, Capelania Carcerária, Capelania Militar, Capelania Educacional, Capelania Social, Capelania Familiar, Capelania Infantil e Capelania Sênior , voltada para a 3ª Idade.

Para o secretário de Segurança, Kléber Maruxo, optar por se tornar um capelão é semear o amor de Cristo independente da religião. “A Capelania não tem bandeira religiosa porque o maior templo religioso está dentro de nossos corações, que estão em Cristo”, explicou Maruxo.

“A missão da Capelania é árdua, mas nós temos que continuar nessa batalha, por que se nós tivéssemos PMs de Cristo em casos de reintegração de posses, por exemplo, o tratamento poderia ser diferente, seria de acolhimento e não com o uso da força”, completou o secretário.

O vereador Prof. Paulinho enalteceu o trabalho que é desenvolvido pela capelania como ferramenta social. “Vocês são nossos verdadeiros heróis devido ao trabalho social de grande importância que desenvolvem na Guarda Municipal. Tenho certeza de que graças a esse preparo pelo qual passaram nos últimos 8 meses vocês estão prontos para ajudar muitas famílias de Itapevi”, disse o vereador.

Ao final da solenidade, os formando receberam seus certificados de capelães, bem como as autoridades presentes, que também foram homenageadas, recebendo um certificado de honra ao mérito pelo apoio oferecido à Capelania.

Capelania

Existente nas Forças Armadas e na Polícia Militar desde 1988, sendo, inclusive, prevista no artigo 5º da Constituição Federal, a Capelania tem por finalidade prestar assistência psicológica a militares, aos civis das organizações militares e às suas famílias. A partir de 2008, a ação também foi adotada pela Guarda e, segundo a corporação, tem gerado ótimos resultados.

Por meio do servidor Lacerda, responsável pela divisão de Capelania da Guarda Municipal de Itapevi, foi criada a Associação de Capelania da Guarda Municipal Evangélica do Brasil (ACGMEB), que visa levar o projeto às Guardas Municipais de outras cidades. Além das visitas, a Guarda também atende ofícios enviados por diversas entidades, para prestarem apoio em eventos de qualquer denominação.

Relacionados