Com abastecimento normalizado, Prefeitura revoga estado de calamidade em Itapevi

A Prefeitura de Itapevi revogou, nesta segunda-feira (4), o Decreto 5.362, que instituiu estado de calamidade no município em meio à paralisação nacional dos caminhoneiros. A medida foi tomada após a normalização do abastecimento na cidade, e será publicada, por meio do Decreto 5.369, no Diário Oficial desta terça-feira (5).

“Agimos com rapidez e firmeza, e isso foi fundamental para que Itapevi mantivesse a ordem e a tranquilidade durante a greve”, diz o prefeito Igor Soares. “Os serviços públicos funcionaram normalmente e minimizamos todo tipo de dano, evitando mortes e episódios de violência”, afirma.

Mantendo a ordem

O prefeito Igor Soares adotou uma série de medidas pioneiras que minimizaram os danos à população de Itapevi, fazendo com que a cidade mantivesse a normalidade durante toda a greve de caminhoneiros, sem incidentes de violência e caos como os registrados em diversos pontos do país. 

Desde o início da greve, no dia 21 de maio, nenhuma aula foi cancelada na rede municipal e os ônibus e vans do Transporte Escolar Gratuito (TEG) continuaram trabalhando. Os serviços de transporte de saúde (ambulâncias, SAMU, transferência de pacientes com hemodiálise) também funcionaram normalmente, sem interrupção, bem como as viaturas da Guarda Civil Municipal.

Além disso, não houve paralisação da coleta de lixo e varrição de vias públicas, nem do serviço funerário municipal e do fornecimento de água em caminhões pipa para regiões sem água encanada. A única alteração registrada foi na circulação dos ônibus municipais, que rodaram com 70% da frota, chegando a 90% nos horários de pico.

Medidas

Uma das principais ações foi tomada na sexta-feira (25) pela manhã, quando Igor determinou que os postos de combustíveis da cidade poderiam comercializar diesel apenas para veículos de serviços essenciais à coletividade, como ambulâncias e vans para transporte de pacientes, viaturas das Guarda Civil Municipal e ônibus do Transporte Escolar Gratuito (TEG).

Para cumprir a medida, agentes da GCM percorreram postos notificando os proprietários sobre o Decreto 5.361, publicado na edição 533 do Diário Oficial do município.  A decisão foi tomada de maneira preventiva um dia antes, na noite de quinta-feira (24), e seguirá válida até a normalização do abastecimento. 

Outra iniciativa do prefeito foi decretar estado de calamidade em Itapevi, por meio do Decreto 5.362, publicado também na edição 533 do Diário Oficial.  Com a medida, a Prefeitura tem mais flexibilidade para lidar com os impactos da greve, podendo fazer compras sem licitação e realizar gastos sem depender de empenho orçamentário.

Para avaliar a situação de desabastecimento na cidade, o decreto instituiu ainda a criação de um comitê de crise composto pelas secretarias de Justiça, Comunicação e Resultados e Segurança, Trânsito e Transporte. 

Além disso, a administração municipal manteve a fiscalização de postos de combustível de modo a priorizar o abastecimento de veículos destinados a serviços essenciais. Ao mesmo tempo, a Prefeitura reduziu ao máximo a circulação de veículos para serviços que não fossem considerados prioritários.

 

Relacionados