Campanha “Leia para Crianças” ganha biblioteca itinerante para estimular leitura

A Campanha “Leia para Crianças” ganhou reforço na última semana com o projeto Biblioteca Itinerante. Por meio dela, agentes da Secretaria de Educação e Cultura levam alguns títulos do acervo da Biblioteca de Itapevi para serem emprestados aos alunos da rede municipal.

A primeira edição da ação foi realizada na Escola Municipal Antonio Carlos Gomes, no Jardim São Luiz, na sexta-feira (17). O objetivo é despertar nos jovens e crianças de Itapevi o gosto pela leitura.

Os alunos podem retirar livros e devolvê-los na semana seguinte, quando a Biblioteca Itinerante retorna à escola para recolher os materiais emprestados. O projeto inclui ainda contação de histórias para os alunos.

Entre sexta (17) e segunda-feira (20), mais de 300 estudantes participaram das atividades.

“O poder público dá o pontapé inicial, mas os pais também têm o dever de estimular seus filhos a lerem em casa”, disse a secretária de Educação e Cultura de Itapevi, Virgínia Soares. “Ao darmos o exemplo, a criança será um agente multiplicador e dirá para os pais na sua residência que intensificou a prática da leitura”, afirmou.

“Achei muito legal, é diferente. A gente sai da sala de aula, vem para a quadra e junta todo mundo para ouvir a história. Foi muito divertido”, disse a pequena Júlia Almeida de Jesus, 10, que estuda no 5º ano. Ela aproveitou a oportunidade e pegou emprestado um gibi da Turma da Mônica.

“O projeto é muito bom. As crianças saem da sala de aula, mas continuam aprendendo e nem percebem. O estímulo à leitura é uma importante ferramenta de ensino e por isso essa iniciativa é tão importante”, explicou a professora Rose Zarantoneli.

Incentivo

Lançada no início de março, a campanha “Leia para Crianças” quer incentivar o gosto das crianças e jovens de Itapevi pela literatura e disseminar a leitura.

Para chamar a atenção da população à campanha, o prefeito Igor Soares fará visitas surpresas nas 72 escolas municipais para ler às crianças. Até agora, duas unidades já foram atendidas. Nelas, o prefeito aproveita a oportunidade para checar a infraestrutura da escola, a qualidade da limpeza e da merenda servida.

Relacionados