Câmara de Itapevi promove Sessão Solene para retomar Programa Escola no Legislativo

A Câmara Municipal de Itapevi promoveu nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, uma Sessão Solene para marcar o reinício das atividades do programa Escola no Legislativo, em que alunos do quinto ano da rede municipal de ensino visitam o Legislativo Municipal para aprender um pouco sobre o cotidiano de trabalho dos vereadores.

A sessão contou com a presença do presidente da Casa de Leis, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), que abriu a sessão junto com o prefeito Jaci Tadeu e ladeado na Mesa de Trabalho pelo vice-presidente da Câmara, o vereador Cláudio Lopes (Tico) e os três secretários Julio Portela, Camila Godoi e Antonio Carlos de Paulo (Toni da Gente), além do secretário de Educação e Cultura, Cesar Pimentel, e o representante da Delegacia de Ensino de Itapevi, Adalberto Ribeiro.

Para o prefeito Jaci Tadeu, investir em um programa como este é escrever no presente uma página para o futuro. “Não basta só a cidade crescer. O seu povo tem que evoluir junto e vice-versa. Falo como cidadão, e quero morrer vendo Itapevi sendo exemplo para outras cidades da região e do Brasil. E pra isso, temos que investir no futuro, e o futuro são nossas crianças. O Legislativo está de parabéns pela retomada destas atividades”, disse o prefeito Jaci Tadeu.

Prof. Paulinho ressaltou a importância o reinício do programa: “O programa necessitou de algumas modificações e atribuições que enriqueceram seu conteúdo e sua dinâmica de ensino e aprendizagem”. O presidente destacou ainda o dinamismo da Câmara: “A Casa do Povo de Itapevi se pauta pela transparência, comprometimento e vontade de interagir cada vez com a população, mostrando que temos muito mais a oferecer ao cidadão do que dizem por aí”, afirmou Prof. Paulinho.

A coordenadora do programa, Leda Cordeiro, disse que as atividades do Escola do Legislativo têm início na próxima terça-feira, 3 de setembro, com o término previsto para o dia 3 de dezembro. “Neste ciclo, trabalharemos com os alunos dos quintos anos de 11 escolas municipais, que foram selecionadas de acordo com critérios estabelecidos pela Secretaria”, disse Leda.

Após a entrega dos materiais em primeira mão, Prof. Paulinho anunciou que existem estudos para que, a partir de 2014, as escolas da Rede Estadual de Ensino também poderão participar do programa, ampliando ainda mais a democratização do programa e, consequentemente, as atividades desenvolvidas pela Câmara de Itapevi.

Repercussão – O vereador Luciano Farias (Bolor) relembrou que a ideia do programa surgiu em uma conversa sobre a confusão que as pessoas faziam entre os poderes Executivo (Prefeitura), Legislativo (Câmara) e Judiciário (Fórum): “Fico muito feliz em ver as dimensões que este projeto alcançou. Quando iniciamos, em 2007, os estagiários da Casa que auxiliavam e ensinavam os alunos. Hoje, funcionários competentes estão direcionados a esta função. Cada presidente deixou sua marca neste Poder Legislativo, mas parabenizo o Prof. Paulinho pela forma que tem conduzido a Câmara e as ações que tem promovido em prol da população”, disse Bolor.

A sessão contou com a presença de representantes de 30 escolas da Rede Municipal, entre diretores, coordenadores, professores, pais e alunos, que receberam das mãos dos vereadores presentes o kit de estudos dos alunos, composto por apostila ilustrada, caneta, pasta e caderneta de anotações, além de um material exclusivo que será entregue para os professores.

O vereador Alexandre Rodrigues informou que foram realizados estudos e reuniões conjuntas entre as equipes pedagógicas da Câmara e da Secretaria de Educação e Cultura: “Nossas crianças terão um ensino mais lúdico e didático, com material de alta qualidade e conteúdo. Foram diversos encontros para a definição do kit e, graças ao empenho tanto da Secretaria de Educação quanto da Câmara, este programa retomará suas atividades totalmente diversificado”, comentou o parlamentar

 

Confira as fotos por Nilton Ramos!!!

 

 

 

 

Relacionados