Albert Einstein apresenta a gestores propostas para melhorar saúde de Itapevi

Nesta quarta-feira (24), profissionais do Hospital Albert Einstein realizaram mais uma apresentação do relatório de consultoria dos serviços de saúde em Itapevi, desta vez para gestores municipais de saúde. O evento aconteceu na nova sede da Prefeitura, na Vila Nova Itapevi, e reuniu cerca de 50 servidores.

O estudo teve início no mês de junho, e apresentou uma série de sugestões que podem ser implantadas para melhorar o atendimento à população. No último dia 15, o documento já havia sido apresentado ao prefeito Igor Soares.

Entre as ações propostas, estão a implantação de novos protocolos de atendimento e de diretrizes de procedimentos administrativos e de recursos humanos. Além disso, o estudo enfatiza a reestruturação do atendimento básico de saúde. 

Segundo o levantamento, se bem estruturadas com recursos humanos, equipamentos e insumos em quantidade suficientes, as unidades básicas de saúde são capazes de resolver 90% das demandas da população.

Durante o encontro, o prefeito Igor Soares destacou a importância do trabalho feito pelo Einstein e convidou os gestores a trabalharem por uma mudança de cultura no serviço de saúde. 

“Com novas diretrizes, podemos tornar a saúde referência na região, mas só faremos isso conjuntamente e com muita dedicação, união, sinergia e competência técnica”, disse o prefeito. 

“Ouvir quem está de fora nos auxilia a entender os desafios e dificuldades enfrentados. Gestões modernas se fazem com consultoria porque elas apontam erros que devem ser corrigidos”, afirmou a secretária de Saúde, Luisa Nazi.

Durante a apresentação, o coordenador de projetos do Hospital Albert Einstein, Márcio Paresque, abordou aspectos de organização na rede de atenção à saúde e da ampliação e expansão da estratégia da Saúde da Família, bem como ações recomendadas nas áreas técnico-assistenciais para operacionalizar mudanças no município. 

Para o médico Evandro Augusto Pereira, coordenador de Urgência e Emergência de Itapevi, que atua há cerca de 20 anos na rede municipal, a iniciativa é um “divisor de águas”. “A gestão arrojada trouxe uma empresa com expertise na saúde para qualificar práticas e protocolos de atendimentos. É uma mudança de olhar para a rede que trará reflexos positivos para a população, sem precedentes”, disse.

O relatório foi feito a partir de oficinas de discussão e visitas às unidades de saúde. Cerca de 40 gestores da saúde do município nas áreas de Urgência, Emergência e de Atenção Básica participaram da avaliação, incluindo pessoal administrativo, coordenadores, enfermeiros e médicos.    

O estudo continuará sendo discutido junto aos gestores municipais para analisar a melhor maneira de implementar as mudanças sugeridas.

Gestão Integrada

Além da contratação do Hospital Albert Einstein para analisar a área, a Prefeitura criou uma comissão de trabalho que iniciará o projeto piloto, no Pronto Socorro Central, do Sistema de Gestão Integrada e Informatizado na saúde pública do município.

A iniciativa ainda abrangerá duas Unidades Básicas de Saúde, como parte desta fase inicial, para melhorar a integração sistêmica, que permitirá, no futuro, que todas as unidades da cidade compartilhem informações entre si, com um prontuário do paciente desde o seu início até a evolução completa do quadro clínico.

Relacionados