Itapevi recebe Poupatempo Móvel de 17 a 20 de abril

Entre os dias 17 e 20 de abril, os moradores de Itapevi poderão usufruir dos serviços do Poupatempo Móvel, que ficará estacionado na Praça 18 de Fevereiro, no Centro, das 8h45 às 16h15.

Lá, os cidadãos poderão solicitar gratuitamente diversos serviços públicos, como emissão de 1ª e 2º via da Carteira de Identidade (RG), Atestado de Antecedentes Criminais (AAC), além de serviços públicos pela internet, como registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico, consulta de multas de trânsito e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consulta aos créditos da nota fiscal paulista, emissão de segunda via de contas e do CPF e consulta ao formulário Renavan, entre outros.

Apenas a 2ª via do RG não é gratuita, é cobrada uma taxa de R$ 38,55. Ela pode ser abonada se a pessoa estiver desempregada há mais de 3 meses e levar carteira de trabalho, ou se assinar um atestado de pobreza.

A entrega do RG é realizada em data e local informados no protocolo de atendimento. Para pessoas com RG emitido no Estado de São Paulo e que não tenham pendências com a justiça, o Atestado de Antecedentes Criminais pode ser retirado na hora. Mas, em geral, os documentos ficam prontos em 12 dias e são entregues na própria cidade em local pré-combinado.

Os atendimentos na unidade móvel do Poupatempo são feitos por ordem de chegada e estão sujeitos a encerramento de senhas, devido à capacidade de atendimento em cada região.

Para Wellington dos Reis, coordenador de prospecção do Poupatempo Móvel da Grande São Paulo, a iniciativa beneficia os cidadãos de Itapevi. “Ganhamos em agilidade no atendimento e praticidade para quem não tem tempo para se deslocar para locais distantes de onde mora”, diz.

Sobre a unidade

Desde janeiro de 2015, o Poupatempo Móvel já percorreu mais de 15 mil km e prestou aproximadamente 200 mil atendimentos.

O veículo tem 15 metros de comprimento e uma área útil de 95 metros quadrados para o atendimento do público, está equipado com ar-condicionado e porta especial acessível com elevador para pessoas com necessidades especiais.

O posto cobre atualmente uma área de mais de 20 milhões de habitantes, na Região Metropolitana de São Paulo, e oferece atendimento sempre de terça a sábado.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 580 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. A média de atendimento no programa é de 180 mil cidadãos por dia.

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

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