Cooperativa coleta 60 toneladas de lixo reciclável por mês em Itapevi

Com o apoio da Prefeitura de Itapevi, a Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados (CMR) coleta 60 toneladas de lixo reciclável por mês, na cidade. O material é separado, compactado e vendido para empresas de reciclagem do Estado.

A renda arrecadada é responsável pelo sustento de 20 cooperados, que há 13 anos trabalham na cidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

“Além de proteger o planeta e de gerar renda, a reciclagem diminui os custos da cadeia produtiva, com o reaproveitamento dos materiais”, explica Rosa Maria Araújo Santos, diretora administrativa da CMR Itapevi.

A cooperativa faz a coleta seletiva em sete condomínios residenciais, 24 escolas municipais, diversas empresas e em 19 prédios públicos e entidades sociais do município, chamados de PEVs (Ponto de Entrega Voluntária).

Segundo dados da CRM Itapevi, metade do material coletado é de papel, papelão e derivados. O restante se divide em plástico em seus diferentes tipos (duro ou flexível), vidro e sucata (ferro, lataria, eletrônicos, etc.).

Os cooperados também coletam óleo de cozinha, baterias e pilhas velhas. “Este não seria normalmente o nosso trabalho. Mas ao perceber a necessidade das pessoas passamos a buscar parcerias para fazer a correta destinação destes materiais também. Assim, todo mundo se ajuda e, juntos, preservamos o meio ambiente”, explicou Rosa.

A CMR Itapevi integra a Rede Verde Sustentável, que engloba 12 cooperativas da Região Metropolitana de São Paulo e com o apoio da entidade conseguiu mais um caminhão que auxilia nos trabalhos.

A cooperativa funciona no Jardim Portela, em um galpão cujo aluguel é mantido pela Prefeitura de Itapevi, assim como os custos com água e energia. O município também disponibiliza para a entidade um caminhão que recolhe o material coletado nos PEVs.

Separação do lixo

Quem tiver interesse em aderir à coleta seletiva, pode fazer a separação do lixo produzido em casa. O primeiro passo é separar os resíduos sólidos.

A CMR orienta que sejam separados os úmidos (orgânicos, como resto de comida), dos secos (plásticos, vidros, metais, papéis e papelão). É importante separar também o óleo vegetal usado, colocando em uma garrafa pet.

A cooperativa informa que os produtos (caixa de leite, garrafa pet, pote de margarina, entre outros) que estejam com restos de alimentos devem ser lavados.

Após ser feita a separação dos resíduos secos, os materiais devem ser entregues em um dos PEVs ou diretamente na cooperativa (Av. Leda Pantalena, 650), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-0735.

Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)

A Prefeitura também está estudando a criação de um sistema de coleta seletiva porta a porta, ainda inexistente no município.

No entanto, a população pode descartar materiais recicláveis em pequena quantidade em qualquer um dos 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela administração municipal. 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

Rua Padre Manfredo Schubiger, 94, Jd. Christianópolis

Secretaria de Planejamento e Gestão

Rua Geraldo Vasques, 112, Jd. Christianópolis

Secretaria de Educação e Cultura

Rua Prof. Irineu Chaluppe, 65, Centro

Procon

Rua Geraldo Vasques, 10, Vila Nova Itapevi

Prefeitura de Itapevi

Av. Pres. Vargas, 405, Vila Nova Itapevi

Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher

Rua Escolástica Chaluppe,154, Centro

UBS Cardoso

R Elizabeth, 277, Vila Doutor Cardoso

CAPS Espaço Conviver

Rua Brasília Abreu Alves, 80, Jardim Portela

Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Emprego

Av. Pres. Vargas, 376, Vila Nova Itapevi

CRAS Maristela

AV. Pedro Paulino, 422, Cohab 1

CRAS Vila Aurora

Rua Américo Valentin Cristianini, 420,Vila Aurora

CRAS Cardoso

Rua Rosângela Mariana Limas, 266, Cardoso

SENAI

Av. Pedro Paulino, 825, Cohab

Paço Municipal

Rua Joaquim Nunes, 65, Centro

Viveiro Municipal

Rua Manoel Alves Mendes 125, Centro

Ginásio de Esportes

Rod. Cel. PM Nelson Tranchesi, 1814, Vila Aurora

Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

Rua André Cavanha 180, Cardoso

Comunidade Santa Paula Elizabeth

Rua das Cajamangas 139, Jardim Vitápolis

Itapevi Center

Rod. Eng. Rene Benedito da Silva, 200, Cohab

Relacionados