Prefeitura de Itapevi entrega mil litros de óleo de cozinha usados para reciclagem

A Prefeitura de Itapevi mantém o Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (PROL), que tem o intuito de combater o descarte impróprio de óleo de cozinha. Nesta terça-feira (03), foram revertidos a uma empresa de reciclagem mil litros do produto, que serão transformados em Biodiesel.

A Secretaria do Meio Ambiente, responsável pelo Programa concentra o recebimento do material, que é coletado na própria sede, no Viveiro Municipal, Pronto Socorro Municipal, CRAS Cardoso, Centro Cultural Esportivo da Juventude, Senai, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani. Na ação, 80% do óleo coletado foi distribuído pelos munícipes, o que já totalizou 2 mil litros recolhidos somente em 2016.

Para aderir ao PROL, os responsáveis por bares, restaurantes, padarias e estabelecimentos comerciais devem se cadastrar na Secretaria do Meio Ambiente na rua Professor Irineu Chaluppe, 291 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou pelos telefones 4205-4345 ou 4205-4347. A lista de lugares que possuem os LEVs (Local de Entrega Voluntária) está disponível no site oficial da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br).

A iniciativa consiste em promover uma campanha de coleta e reciclagem de óleo de cozinha usados em residências e comércios da cidade, conscientizando a população sobre os males do descarte irregular no meio ambiente e nas redes de esgoto.

O descarte impróprio de óleo de fritura pode causar grande impacto de poluição nas águas e no solo, dificultando a oxigenação e ocasionando a morte de peixes e outros seres vivos, além de causar mau cheiro e a impermeabilização do solo. “O óleo despejado em rios ou lagos polui os corpos d’água, causando o entupimento da rede de esgoto quando despejado indevidamente na tubulação sanitária”, afirma o secretário Evangelista Limas.

 

Relacionados