Viveiro Municipal de Itapevi disponibiliza mudas de árvores

Plantar uma árvore nativa da Mata Atlântica pode ser mais fácil do que se imagina. É que a Prefeitura de Itapevi – por meio da Secretaria do Meio Ambiente – incentiva a arborização adequada em quintais e calçadas da cidade.

Para isso, o munícipe interessado em obter uma muda de árvore deve ir à Secretaria (rua Professor Irineu Chaluppe, 291 – Centro) e preencher um termo de doação. Quando assinado pelo secretário da pasta, o morador pode retirar a solicitação, levá-la ao Viveiro Municipal (rua Manoel Alves Mendes, 125 – Centro) e obter a espécie arbórea a qual fez requerimento. O munícipe também ganha um panfleto explicativo de com plantar e cuidar da muda.

Essa ação da Secretaria tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cultivar plantas, estimulando o plantio e o enriquecimento arbóreo da cidade. Cada morador tem direito a duas mudas, que são disponibilizadas gratuitamente. 

De acordo com a pasta, o viveiro conta com aproximadamente 80 exemplares arbóreos sendo as mais procuradas espécies como Jerivá, Manacá da Serra, Quaresmeira, diversas tonalidades de Ipês, Pau-Brasil, Aroeira Salsa e frutíferas.

“A cidade precisa de lugares mais arborizados para compensar os efeitos da poluição do ar, uma realidade resultada pela vida urbana. Com isso, moradores que se preocupam em ter espécies arbóreas em seus quintais ou calçadas também recebem orientação sobre qual a melhor muda, como plantar e cuidar”, explica o secretário do Meio Ambiente, Evangelista Limas.  

Relacionados