A Copa do Mundo é nossa!

“Os investimentos na Copa estão prejudicando a educação no país!” Você já ouviu essa falácia? Discurso que é defendido e colocado pela oposição que não tem conhecimento do que diz. Dados da Controladoria Geral da União (CGU) atestam que, só nos municípios onde serão realizados os jogos da Copa, são investidos cerca de R$ 50 bilhões em educação.

 As verbas para educação são recursos carimbados e são destinadas à área, não há como investi-las em outro setor. Ninguém aceitaria, nem mesmo a presidenta Dilma, que se tirasse dinheiro de uma área prioritária como é a educação para investimentos na Copa do Mundo, ainda que seja um evento importante para o país.

Os recursos da Copa são, em grande parte, investimentos do BNDES. Os recursos alocados pelo Governo Federal se referem a obras de mobilidade urbana, que vai investir no entorno dos estádios, melhorando o 

acesso dos ônibus, Metrô e trens próximo a esses locais. Porque para realizar um torneio mundial como esse no país foi necessário criar uma infraestrutura que ficará como legado para as cidades. As prefeituras e os estados onde serão realizados os jogos também estão investindo em infraestrutura. E isso não acaba após a Copa.

Nas manifestações de junho, onde alguns grupos colocavam que a Copa seria um grande problema para o país, já que destinaria recursos da saúde e da educação para o torneio, falou-se uma grande inverdade. O Brasil está melhorando sua infraestrutura porque esta é uma exigência da FIFA, se você não tem estádios ou um processo de mobilidade urbana que leve o torcedor até lá não pode receber uma Copa do Mundo.

Já antevemos, inclusive, que a Copa do Mundo no Brasil será um sucesso. A antecipação na compra dos ingressos é muito maior que em outras copas realizadas em outros países. O turismo brasileiro vai ganhar muito com a realização do torneio no país, porque vamos mostrar as belezas de nossas praias e praias, a nossa história e que temos um setor hoteleiro avançado.

Relacionados