Itapevi celebra Semana da Consciência Negra

consciencia_negraDiversas atividades culturais marcam a Semana da Consciência Negra em Itapevi, que será realizada entre os dias 18 e 20 de novembro. A Semana será organizada pelo Departamento Municipal de Cultura, órgão vinculado à Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi, e os eventos serão totalmente gratuitos.

A programação tem início na quinta-feira (18), com a apresentação Samba de Bumbo, do Grupo 13 de Maio, às 19h30, no Espaço Cultural 930. O Espaço fica na rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 900 – Jardim Santa Rita.

Segundo o Departamento de Cultura, o samba de bumbo é uma manifestação cultural dos antigos escravos do bairro do Cururuquara, localizado na cidade de Santana de Parnaíba. Esta tradição vem sendo transmitida de pai para filho desde a assinatura da Lei Áurea, em 1888.

Já na sexta-feira (19), às 19 horas, o Centro Cultural – antigo CEMIP – localizado na avenida Rubens Caramez, 1000 – Parque Suburbano – recebe uma apresentação de Hip-Hop, com a participação do grupo Atitud,s Break e convidados.

Finalizando as atividades, acontece no sábado (20), a partir das 16 horas, na praça 18 de Fevereiro, uma apresentação especial de capoeira e maculelê, sob a direção de Antonio José da Paixão (Mestre Índio), que é presidente da Associação Desportiva de Cultura Negra. A entidade realiza o projeto Rasteira nas Drogas, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer.

Relacionados