Yacer requisita a disciplina Robótica nas escolas de Itapevi

Na sessão do dia 13 de agosto, o tema abordado através do requerimento 986/2019 foi a inclusão da disciplina Robótica na grade curricular das escolas municipais e de ensino fundamental no município. O documento é de autoria do vereador Yacer (PSB).

O requerimento, que cobra a ação da prefeitura, é uma solicitação que visa principalmente as crianças do ensino fundamental das escolas da rede municipal, e tem como objetivo aumentar o interesse dos alunos pelo assunto e desenvolver sua criatividade. O projeto já foi adotado em diversas cidades em todo o Brasil, como Itanhaém (situada no litoral paulista), Cascavel (no Paraná) e Criciúma (em Santa Catarina).

“Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática, envolvendo um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução, utilizando conceitos de diversas disciplinas para a confecção de modelos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar, além das reflexões sobre questões cientificas”, afirmou o parlamentar.

Em Robótica, os alunos estudam, planejam e elaboram projetos relacionados a robôs. Entre os principais benefícios vindos da Robótica, destacam-se: a ajuda na organização de modo geral; propicia uma melhor escrita; incentiva o aprendizado de matemática, física e língua inglesa; auxilia no desempenho pessoal e profissional; estimula a criatividade; e desenvolve habilidades para solucionar situações adversas.

Relacionados