VIII Festival de Judô reúne centenas de atletas em Itapevi

VIII_Festival_JudoCentenas de jovens participaram do VIII Festival de Judô, realizado neste domingo (10) pela Prefeitura de Itapevi.

O evento, que reuniu cerca de 500 atletas de cidades da região, aconteceu na quadra do CIEF-Cohab, sendo prestigiado pela prefeita Dra. Ruth Banholzer e pelo vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva.

O Festival, que teve organização das Secretarias de Educação e Cultura e de Esportes e Lazer e da Liga de Judô Paulista (LJP), foi marcado também pela comemoração dos doze anos de fundação da entidade, durante a qual os fundadores da LJP e representantes do poder público de Itapevi foram homenageados pelo desenvolvimento do esporte. 

Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador Fláudio Limas salientou a importância do esporte. “Investir no esporte em geral traz sempre bons resultados não só em termos de conquista de medalha, como também na formação do indivíduo. A Prefeitura e a Liga estão de parabéns pela realização deste evento”, comentou Fláudio.

Os judocas participaram de agitadas competições ao longo do dia, disputadas conforme a idade nos tatames espalhados pela quadra. Ao final das lutas, todos os atletas receberam medalhas de participação, uma vez que os objetivos do evento foram o congraçamento dos jovens, a prática esportiva e o compartilhamento de técnicas.

Segundo a prefeita Dra. Ruth, o esporte vem colhendo frutos de um investimento realizado a partir de 2005. “O judô de Itapevi vem crescendo ano a ano, a partir da instalação de pólos do esporte em diversos bairros da cidade e da criação da equipe de competição da modalidade. Com este investimento, revelamos talentos que já mostram seu brilho em eventos oficiais”, destacou a prefeita.

Nos últimos dois anos, com a criação da Escola Municipal de Judô, os atletas itapevienses participaram dos Jogos Regionais, do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Mundial. A escola recebe esportistas egressos dos núcleos de formação do CIESI, oferecendo continuidade na formação dos atletas, com apoio da LJP e da Escola de Educação Física da Polícia Militar.

‘Este é um projeto com começo, meio e fim. O judô como esporte e como arte marcial é uma peça fundamental no estabelecimento do comportamento humano, na criação do cidadão do futuro. Daqui não sairão apenas esportistas; sairão cidadãos que construirão o futuro de nossa cidade”, declarou o vice-prefeito Jaci Tadeu.

Participaram do evento o presidente da LJP, Carlos Alberto dos Santos, além de representantes da entidade; o vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), o secretário de Esportes e Lazer, Odilon Repasch e o coordenador do CIESI, Daniel Moraes.

Relacionados